Caminha com Ele 2010
Muito se diz, muito se fala, ao iniciar um novo ano.
De certeza que já recebeste muitas mensagens, sms, emails, e derivados,… que de boa vontade e de todo coração teus amigos e familiares te foram enviando ao longo dos últimos dias.
Não te vou demorar muito.
Apenas gostava que avançássemos um ano no calendário e chegássemos ao início de 2011.
Agora imagina-te a olhar para trás, e vê o que fizeste em 2010. De certeza que nem tudo saiu perfeito, mas tenho a certeza de que irias mudar algumas coisas ou até recalcular alguns objectivos falhados.
Pois,… é aqui que nos encontramos com relação a 2009, só que em 2009 já não podemos mudar nada.
O novo ano é para nós um livro em branco em que iremos escrever e desenhar cada página com os dias da nossa vida.
Não sou eu quem te vai dizer quais são os objectivos que te tens de propor para o novo ano, és tu quem tem que decidir, mas podes pedir ajuda a Alguém que está sempre disposto a te ajudar.
Esse alguém já te ama. Esse alguém já deu a sua vida por ti, conta com Ele este ano.
Ele quer ser o teu melhor amigo e caminhar contigo este ano. Jesus ama-te.
Um feliz ano 2010
HOJE É NATAL!
Ao festejar a festa de Natal, começamos a dar-nos conta que o ano está a chegar ao fim.
Como é que foram os meses passados? Será que nos queixámos e lamentámos porque nos sentimos como desafortunados? Se somos conscientes da vida que Jesus teve sobre esta terra ao nascer entre nós, possivelmente nos envergonhemos de ter actuado, algumas vezes, de certos modos.
Jesus nasceu em Belém num curral. Comparte com os pais a inquietude da fuga para o Egipto.
Ao voltar vive a sua infância em Nazaret, localidade sobre a qual se faz o seguinte comentário: “De Nazaret pode vir algo bom?” (S. João 1:46)
Desde criança teve que enfrentar a adversidade da maldade e perversão dos habitantes dessa cidade. Quando chegou a hora de começar o seu ministério passa por esta situação: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (S. João 1:11)
Nos momentos de maior necessidade, de amor, de compreensão, empatia humana, seus próprios amigos o deixaram só.
Graças á vontade de Jesus ao querer nascer entre nós, há esperança para todos. Com alegria e gratidão louvemos a Deus pelo que Jesus fez por ti e por mim.
Jesus não se queixou, viveu uma vida exemplar. Porque Ele passou pelo caminho estreito da vida, pode entender-nos e ter compaixão de nós.
O maravilhoso do Natal é que o “menino” Jesus é hoje o nosso intercessor, o sumo-sacerdote que pode compadecer-se das nossas debilidades e dar-nos a ajuda que necessitamos. (Heb. 4:15 e16)
Desejo-vos um Feliz Natal, com agradecimento no nosso coração, porque independentemente da nossa vida passada devemos ser conscientes de que há um Deus que nos ama, que nos entende e que gosta de ser misericordioso.
Hoje é Natal, e o aniversariante é Jesus, que prenda lhe vais dar?
Ele Pode Vir Hoje
Os Alpes suíços contêm magia que fascina milhares de pessoas. Muitos turistas viajam até lá todos os anos.
Numa primavera, um homem decidiu caminhar por aquele lugar que se parecia com um postal de viagem. Depois de atravessar alguns planaltos, e enveredar por caminhos quase desconhecidos, chegou às margens de um belo lago. Do outro lado, ele avistou uma propriedade. Resolveu ir até lá para conhecer melhor o lugar.
Qual não foi a surpresa do turista quando encontrou uma bela mansão, com um lindo e cuidado jardim. Notou também que um jardineiro trabalhava ali.
Aproximando-se, o viajante perguntou:
– O dono desta propriedade mora aqui?
– Não – respondeu o jardineiro. – Ele mora em outro lugar.
– Mas ele deve vir aqui todos os meses, não é mesmo?
– Não, pois ele viaja muito.
– Há quanto tempo é que ele não vem aqui?
– Cerca de uns 20 anos.
– Mas ele lhe manda notícias?
– Nem uma vez.
– E quem lhe paga o salário?
– Um procurador do meu patrão.
– Imagino, então, que o procurador venha aqui para lhe dizer o que fazer?
– Ele nunca esteve aqui.
– Mas, então, quem vem aqui para ver se o trabalho está e ser feito?
– Dificilmente aparece alguém por aqui, pois o acesso é difícil.
O viajante olhou ao seu redor e, depois, disse:
– O senhor cuida deste lugar como se esperasse que o seu patrão chegasse amanhã!
– Não, senhor! Procuro cuidar de tudo como se ele retornasse hoje.
E nós como vivemos a nossa vida? Como se Jesus voltasse hoje?
Está a chegar o dia em que o Senhor Deus vai julgar o Seu povo. Sofonias 1:7
Guerra dos 5entidos - Visão I - Televisão
Watch live streaming video from danielspencer at livestream.com
Tempos Difíceis
Você sabe aproveitar o tempo? O apóstolo Paulo aconselhou os cristãos de Éfeso a aproveitarem o tempo, procurando compreender a vontade de Deus para a vida deles. Ele disse isso, pois sabia que o dia-a-dia é uma luta incansável, e que Satanás tenta nos distrair e nos desviar do que é mais importante: a salvação eterna.
Certo jovem de uma pequena cidade não dava muita importância para o tempo. Era desleixado e sempre deixava tudo para depois. Achava que era muito novo para se preocupar com certas coisas; afinal, tinha muito “tempo” de vida pela frente. Certo dia, ele conheceu um idoso senhor que era o oposto dele. Alguém que soube aproveitar o tempo e, mesmo sendo já bem velho, valorizava o tempo que ainda lhe restava. Curioso, o jovem perguntou:
– Senhor, tenho duas perguntas: Por que o senhor valoriza tanto o tempo? E qual é o valor dele?
Depois de alguns segundos, o idoso respondeu:
– Para você entender o valor do tempo, vamos transformá-lo imaginariamente em dinheiro. Imagine que você tenha a cada manhã um saldo de 86.400 moedas em sua conta corrente. Você não pode transferi-lo para o dia seguinte, pois todas as noites o saldo vai até zero. O que você faria?
– Eu gastaria cada centavo, é claro! – afirmou o jovem.
– Pois bem – disse o velho –, todos somos clientes desse banco, chamado tempo. A cada manhã, 86.400 segundos são creditados para cada um de nós. À noite, o saldo não pode ser transferido para o dia seguinte. Ou seja, todas as manhãs sua conta é reiniciada e todas as noites as sobras do dia são apagadas. Você necessita gastar seu tempo no presente, ou ele se perde. Por isso, devemos investir nosso tempo na saúde, na felicidade e no bem dos outros.
O jovem ficou pensativo e decidiu seguir o conselho do idoso. Nunca mais fez pouco caso do tempo que tinha, conseguindo assim construir uma vida de sucesso e ter uma família feliz.
Nós também precisamos aprender a fazer um sábio uso do tempo. Afinal, ele é muito precioso para ser desperdiçado em coisas fúteis.
Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Efésios 5:16
O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA
Augusto Cury desenvolveu uma teoria e a nomeou de “Código da Inteligência”. Segundo ele, o objectivo “é disponibilizar ferramentas para estimular o debate de ideias, para que os leitores aprendam a actuar em seu psiquismo, a desenvolver consciência crítica, proteger a sua emoção, tornarem-se gestores da sua mente e serem capazes de expandir seu potencial intelectual e prevenir transtornos psíquicos”. No livro O Código da Inteligência, ele nomeia e analisa sobre os tipos de inteligência e comenta como alguns ilustres personagens como Einstein, Freud e Jesus Cristo lidaram com as adversidades.
Segundo Cury, Einstein e Freud souberam criar e explicar teorias e problemas muito bem, porém, sofriam com seus próprios conflitos existenciais. Einstein abandonou um filho quando ele mais precisava dele, e Freud não suportou as críticas que surgiram dentro do ninho psicanalítico, nem admitiu ser confrontado por seus íntimos.
O que o autor fala de Jesus Cristo?
Nas páginas 43 e 44, o autor refere“E o mestre dos mestres, Jesus Cristo, decifrou esses códigos? Ele falhou nos focos de tensão quando o mundo desabava sobre ele? Como lidou com os opositores que surgiram ao redor de sua mesa? Tentei, através da análise crítica, derrubar o mito Jesus, mas esse homem me assombrou. No último jantar, ciente de que morreria do modo mais desumano possível no dia seguinte, decifrou o código da protecção, da emoção e da gestão dos pensamentos. Por isso, para assombro da psicologia, conseguiu ter apetite em uma situação na qual qualquer um teria anorexia. Nesse jantar, anunciou que alguém o trairia, mas não o identificou. Pela proximidade de sua morte, sua tolerância e generosidade deveriam estar tragadas pelas ‘janelas killers’ do medo e da angústia, mas decifrou o código do altruísmo, da resiliência, do carisma e da capacidade de se doar sem esperar retorno. Somente isso explica porque em vez de expor publicamente a traição de Judas Iscariotes, o protegeu e, ainda por cima, deu um pedaço de pão a ele. Seguro, disse-lhe: ‘O que tendes de fazer, faze-o depressa.’ Não tinha medo de ser traído, mas de perdê-lo. Diferente de Freud, ele incluiu, abraçou e respeitou quem O decepcionou ao máximo.”
Segundo Cury, Einstein e Freud souberam criar e explicar teorias e problemas muito bem, porém, sofriam com seus próprios conflitos existenciais. Einstein abandonou um filho quando ele mais precisava dele, e Freud não suportou as críticas que surgiram dentro do ninho psicanalítico, nem admitiu ser confrontado por seus íntimos.
O que o autor fala de Jesus Cristo?
Nas páginas 43 e 44, o autor refere“E o mestre dos mestres, Jesus Cristo, decifrou esses códigos? Ele falhou nos focos de tensão quando o mundo desabava sobre ele? Como lidou com os opositores que surgiram ao redor de sua mesa? Tentei, através da análise crítica, derrubar o mito Jesus, mas esse homem me assombrou. No último jantar, ciente de que morreria do modo mais desumano possível no dia seguinte, decifrou o código da protecção, da emoção e da gestão dos pensamentos. Por isso, para assombro da psicologia, conseguiu ter apetite em uma situação na qual qualquer um teria anorexia. Nesse jantar, anunciou que alguém o trairia, mas não o identificou. Pela proximidade de sua morte, sua tolerância e generosidade deveriam estar tragadas pelas ‘janelas killers’ do medo e da angústia, mas decifrou o código do altruísmo, da resiliência, do carisma e da capacidade de se doar sem esperar retorno. Somente isso explica porque em vez de expor publicamente a traição de Judas Iscariotes, o protegeu e, ainda por cima, deu um pedaço de pão a ele. Seguro, disse-lhe: ‘O que tendes de fazer, faze-o depressa.’ Não tinha medo de ser traído, mas de perdê-lo. Diferente de Freud, ele incluiu, abraçou e respeitou quem O decepcionou ao máximo.”
...e tu de que te queixas?
Ao estudarmos a Bíblia e lermos sobre as atitudes do povo de Deus durante o seu êxodo pelo deserto rapidamente lhes fazemos um juízo de valores, muito provavelmente, bastante negativo. A verdade é que temos razão, as suas atitudes foram reprováveis. Nas nossas lições da E.S. desta semana [3ªFeira] estava escrito o seguinte:
“Por muito que aquelas pessoas pensassem que tinham razão suficiente para murmurar, o Senhor obviamente não estava de acordo com os motivos. Afinal de contas, todos os dias das suas deambulações tinham sido sustentados por um milagre da misericórdia divina. Sempre tiveram a água de que necessitavam, mesmo no deserto; tiveram pão do Céu para comer, o alimento dos anjos (Sal.78:25); tiveram sossego e segurança sob a nuvem protectora de dia e a coluna de fogo durante a noite. Ninguém entre as suas fileiras se sentiu fraco. Os seus pés não ficaram inchados pelas longas caminhadas, nem as suas roupas envelheceram (Deut. 8:3 e 4; Sal. 105:37). Não há dúvida de que também tiveram dificuldades, problemas, medos, como todos nós temos. Aparentemente, porém, concentrando-se unicamente nesses problemas, esqueceram-se das bênçãos divinas que tinham recebido durante tanto tempo. Na verdade, talvez tivesse sido este o seu problema: tão habituados estavam à misericórdia de Deus, à Sua graça e provisão que começaram a considerar que tudo aquilo era direito adquirido. Ora, quando pensamos que as coisas nos são devidas por direito próprio, é muito fácil esquecermos a sua origem.”
Voltemos ao princípio e falemos novamente no “juízo de valores”,… Quem de nós é capaz de afirmar que nós não vivemos inúmeras vezes situações similares nos nossos dias, ao ponto de que quando nos falta algo estarmos também sempre dispostos a “murmurar” queixando-nos a Deus? E agora qual é o teu "juizo de valores"?.
Meditemos nisto:
“A única cura para isto é agradecer dia após dia ao Senhor aquilo que Ele nos deu. Esta é uma razão por que o louvor é tão importante. Deus não precisa do nosso louvor; nós é que necessitamos de louvar o Senhor tanto quanto pudermos, pois isso serve de constante lembrança de quanto temos para ser agradecidos ao Senhor."
O que é o amor?
A maioria das pessoas quando indagada, aparece com a resposta feita “O amor é algo indescritivel, sem definição”, esta mesma pergunta foi feita para um grupo de crianças de 4 a 9 anos, durante uma pesquisa feita por profissionais de educação e psicologia.
Eis algumas das respostas:
"Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô, desde então,pinta as unhas para ela, mesmo quando ele tem artrite." (Rebecca, 8 anos)
"Eu sei que minha irmã mais velha me ama porque ela me dá todas as suas roupas velhas e tem que sair para comprar outras." (Lauren, 4 anos)
"Amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são muito amigos, mesmo se conhecendo há muito tempo." (Tommy, 6 anos)
"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente..." (Billy, 4 anos)
"Se você quer aprender a amar melhor, você deve começar com um amigo que você não gosta". (Nikka, 6 anos)
"Quando você fala para alguém algo mau sobre você mesmo, e sente medo que essa pessoa não venha a te amar por causa disso, aí você se surpreende, já que não só continuam te amando,como agora te amam mais ainda!" (Samantha, 7 anos)
"Há dois tipos de amor: o nosso amor e o amor de Deus. Mas o amor de Deus junta os dois." (Jenny, 4 anos)
'Amor é quando a mamã vê o papá suado e mal cheiroso e ainda fala que ele é mais bonito que o George Clooney!" (Chirs, 8 anos)
"Durante minha apresentação de piano, eu vi meu pai na platéia me acenando e sorrindo. Era a única pessoa fazendo isso e eu não sentia medo." (Cindy, 8 anos)
"Amor é quando seu cachorro lambe sua cara mesmo depois que você deixa ele sozinho o dia inteiro." (Mary Ann , 4 anos)
Nestas simples respostas, sentimos o quanto as crianças revelam a pureza e a grandeza do verdadeiro sentido do amor.
Porque o amor revela-se nos pequenos gestos, e todos os dias podemos ver o amor e o cuidado de Deus por cada um de nós, que possamos da mesma forma revelar esse mesmo amor a todos quantos nos rodeiam.
Um Bom Sábado.
O PODER DA ORAÇÃO
Alguma vez tu já sentiste a urgência de orar por alguém e simplesmente o colocaste numa lista e pensaste:
-Orarei por ele depois?
Ou alguém alguma vez te chamou e te disse:
-Podes orar por mim?
Tu podes mudar a tua forma de pensar a oração e também a forma de fazê-la.
Um missionário contou esta história com muita emoção, quando de passagem pela sua Igreja,
no estado de Michigan/EUA:
- Enquanto eu servia num pequeno hospital, em África, cada duas semanas eu ia, de bicicleta, por dentro da selva, até uma cidade próxima, para comprar provisões.
Esta era uma viagem de dois dias e era necessário acampar à noite, a meio do caminho.
Numa dessas viagens, cheguei à cidade, onde tinha programado levantar dinheiro do banco, comprar medicamentos e provisões, e depois iniciar meus dois dias de jornada de regresso ao hospital.
Quando cheguei à cidade, observei dois homens lutando e um deles estava seriamente ferido.
Tratei dos seus ferimentos e ao mesmo tempo falei-lhe do Senhor Jesus Cristo.
Viajei durante dois dias, acampando de novo à noite, e cheguei em casa sem nenhum incidente.
Duas semanas depois, repeti minha jornada. Quando cheguei à cidade, fui abordado por aquele jovem homem, cujas feridas eu tinha tratado.
Ele disse-me que sabia que eu levava dinheiro e mantimentos.
Prosseguiu dizendo-me: Eu e alguns amigos seguimos-te até a selva, sabendo que tu ias acampar à noite.
Nós planejamos matar-te e roubar o teu dinheiro e medicamentos.
Mas, justamente quando íamos atacar o teu acampamento, vimos que estavas protegido por 26 guardas armados.
Então, eu, comecei a rir e disse-lhe que com toda a minha certeza eu estava sozinho no acampamento, no meio da selva.
O jovem homem apontou na minha direcção e disse-me:
Não senhor, não estava só, pois vi eu os guardas. Meus cinco amigos também os viram e nós os contamos.
Por causa desses guardas, assustamo-nos e te deixámos tranquilo.
Quando da sua volta a seu país, o missionário, contou isto num sermão da sua igreja.
De repente um dos homens da igreja pôs-se de pé, interrompeu a mensagem e perguntou se o missionário poderia dizer exactamente em que dia isso se sucedeu.
O missionário contou à congregação o dia e então o homem que o tinha interrompido contou esta história:
Na noite do teu incidente em África aqui era manhã, e eu estava
a preparar-me para ir jogar futebol. Estava mesmo a sair de casa quando senti a urgência de orar por ti. De facto, a urgência do Senhor era tão forte que chamei vários homens da igreja para nos encontrar-mos aqui, na igreja, para orar por ti.
-Agora queria pedir por favor aos homens que se reuniram comigo aqui naquele dia, para ficarem de pé!
Então todos os homens que se reuniram naquele dia se puseram de pé.
O missionário ficou surpreso quando aquele homem começou a contá-los.
Eram 26.
Esta história é um exemplo incrível de como o Espírito do Senhor se move de maneira misteriosa.
Não subestimes o poder de uma oração.
“A oração é a chave que abre todas as portas”
"Cada um de nós é um anjo de apenas uma asa,
mas podemos voar se abraçarmos alguém."
BAPTISMOS - OUTUBRO 2009
Ficamos muito felizes porque depois de assistirmos aos baptismos realizados em Julho e a resposta ao apelo por parte de visitas e jovens da igreja, podermos também no dia 24 de Outubro, vêr duas dessas preciosas almas selarem o seu pacto com Deus.
É maravilhoso percebermos a forma como Ele actua na vida de seus filhos e na vida da igreja. Louvamos ao senhor pela dedicação de pessoas que colaboraram carinhosamente, quer actuando, quer dando suas preciosas opiniões e conselhos, quando estes lhes foram solicitados! Neste aspecto, estes baptismos são um contributo de anciãos, secretária da igreja, jovens, de pessoas que se encarregaram dos arranjos, do som, os diaconos e diaconizas, os que oraram, os que trouxeram visitas, e os que ainda não trouxeram, mas fizeram convites a seus amigos. Todos se devem sentir realizados e felizes pelos baptismos!
Não poderíamos deixar de referir a forma carinhosa como o Espírito Santo falou ao coração dos presentes e a forma igualmente fantástica como jovens e dois adultos responderam ao apelo. Deus seja louvado!
No dia 26 de Dezembro haverá mais baptismos. Que desde já oremos pelos amigos que iremos convidar, pelos que se baptizarão, e para que Deus nos ajude a fazer do testemunho, do ensino, e dos baptismos, um estilo de vida natural da nossa igreja.
Com Carinho e as bençãos de Deus,
Pr. Pedro R. Glória
RASTREIO DE SAÚDE
Mais uma vez, quero agradecer a todos os que contribuíram para que os rastreios de saúde de 28 de Junho e de 1 de Novembro se realizassem. Profissionais de saúde e voluntários. Sem a ajuda, o empenho e a colaboração de todos era impossível à ADRA e à AIT, a realização dos mesmos.
Que Deus abençoe a todos.
Que este tipo de eventos se possam continuar a realizar com a direcção do nosso querido Deus, pois só assim se consegue mudar o mundo, uma vida de cada vez.
Muito obrigado a todos.
Helena Ganhitas - ADRA
Sara Melo - AIT
SER IGUAL AOS OUTROS
Numa sociedade que se diz moderna é de admirar a falta de independência criativa da maioria.
Infelizmente todos procuramos seguir os padrões que nos são estipulados.
Com o aumentar daquilo a que comummente chamamos de “aldeia global” vamos perdendo a nossa identidade pessoal.
Vestimos marcas de moda, compramos sapatilhas de moda, compramos carros de moda, etc., tudo é “global”.
O estereótipo da “vida de qualidade” passa a ser: “SER IGUAL AOS OUTROS”, ou se possível ainda “MELHOR QUE OS OUTROS”. Por outras palavras passamos a ser clones e a viver como tal.
Infelizmente isto comporta um grave problema para toda a sociedade.
Quem não é igual é diferente. E quando se é diferente “esse” tem que ser tratado como tal, o que acaba por ser um flagelo para grande parte daqueles que não seguem os ditames das modas; ou porque não querem, ou porque não podem.
Nas nossas escolas isto é uma constante, no mundo dos ditos “adultos” é uma realidade permanente.
Qual é a nossa atitude como cristãos?
Excluímos das nossas relações todos os que são diferentes também?
Não deixamos entrar no nosso grupo de amizades aqueles que são diferentes?
Rimo-nos deles?
Qual é também a nossa atitude para com os nossos irmãos e amigos dentro da igreja?
Também fazemos o mesmo? Acho que deveríamos pensar nisto.
Jesus fez o sacrifício supremo não só por ti ou por mim, mas sim por TODOS os seres humanos sem excepção.
Queres ser um “clone”? Imita Jesus!
SER FELIZ OU TER RAZÃO?
Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita.
Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta
história, tenho me perguntado com mais frequência: 'Quero ser feliz ou ter razão?' Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam.
Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e TU?
Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta
história, tenho me perguntado com mais frequência: 'Quero ser feliz ou ter razão?' Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam.
Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e TU?
CONFERÊNCIAS EM DIRECTO DO PR. MARK FINLEY
Depois de termos tido oportunidade de ver e ouvir o Pr.Finley em Lisboa à cerca de um mês atrás, poderemos acompanhar através da internet uma séria de conferências que
ele conduzirá desde a cidade de Brasília para milhares de locais no Brasil via Satélite e para tudo o mundo por internet. Começou no passado Sábado 24 de Outubro e seguirá até o
próximo Sábado dia 31, começando as transmissões pelas 22:15 (hora de Lisboa) e a pregação cerca das 22:45. Podem acompanhar e saber todos os detalhes deste mega-projecto
evangelístico que a Igreja Adventista está a fazer no Brasil em www.futuroesperanca.org e ver as transmissões em http://ntmc.novotempo.org.br/tvnovotempo-vivo.asp
E-MAIL DE DEUS
Olá, dormiste bem?
Eu vi-te e esperei, pensando que fosses falar comigo, mesmo que fosse apenas umas palavras, querendo saber a minha opinião sobre alguma coisa ou mesmo me agradecer por algo bom que aconteceu na tua vida ontem. Mas eu notei que estavas muito ocupado a escolher uma roupa para o trabalho que te ficasse bem.
Então, eu esperei novamente.
Quando correste pela casa de um lado para o outro já pronto, Eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para parares e me dizer algo, mas tu estavas realmente muito ocupado. Mas por um momento tu pensaste que tinhas que esperar 15 minutos e decidiste gastar esse tempo apenas sentado numa cadeira sem fazer nada, apenas estavas sentado.
Então, eu reparei que parecias inquieto nesse momento pensei que fosses falar comigo, mas levantas-te e foste a correr para o telefone, ligar a um amigo contando-lhe as últimas novidades.
Eu vi quando foste para o trabalho e eu esperei pacientemente o dia inteiro. Com todas as tuas actividades, Eu achei que estavas realmente muito ocupado para me dizer alguma coisa.
Eu notei que antes do almoço olhaste ao teu redor, talvez sentindo-te envergonhado por falares Comigo, isto porque não inclinaste a tua cabeça. Procuras-te observar 3 ou 4 mesas e notaste que nenhum dos teus amigos falaram comigo antes de começar a comer, e também tu não falas-te comigo. Tudo bem! Ainda existe mais tempo de sobra hoje, e eu tenho esperança que ainda queiras falar comigo.
Mas tu foste para casa e parecia que tinhas muitas e muitas coisas para fazer ainda hoje.
Depois de teres terminado algumas delas, ligaste a televisão. Eu não sei se gostaste ou não de ver televisão, mas gastaste muito do teu tempo, quase todo o teu tempo em frente da TV, sem pensar em mais nada, apenas assistindo o programa.
Eu esperei pacientemente outra vez enquanto estavas assistindo a televisão, e comeste a tua comida, mais uma vez não falaste Comigo.
Hora de ir para cama, hora de dormir.Eu acho que deves estar muito cansado.
Disseste boa noite à tua família, deitas-te e rapidamente adormeces.
Tudo bem, talvez não saibas mas Eu estou sempre contigo, sempre do teu lado. Eu tenho muita paciência muito mais do que possas imaginar. Eu amo-te tanto que espero todos os dias por um sinal teu.
Que hoje possas me dar alguma atenção com um pouco do teu tempo.
Desejo-te um bom dia!
Teu sempre amigo, Deus.
CÁRDIO TRANSFORMAÇÃO
“E lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”. Ezequiel 11:19
Sabes o que isto significa? Algo que muitas pessoas não vêm.
O maior problema das relações humanas são a falta, ou a distorção do amor. Como poderá um coração de pedra ter a capacidade de dar e receber amor, se está revestido de um material tão rígido? O amor precisa encontrar caminhos suaves, para conseguir ir e vir com suavidade. Ninguém jamais amou, ama ou amará absolutamente sem antes ter recebido amor. É por isso que precisamos desesperadamente de Deus, pois Ele é a fonte do amor, caso contrário o amor acaba. Mas, no plano de Deus, quem dá amor sente-o mais do que quem o recebe. Por outro lado, quando a única desculpa para não amarmos é o medo, devemos lembrar-nos de que Deus não é o originador do medo. Precisamos de Deus.
O que o versiculo acima quer dizer é que Deus tem um bonito plano para ti. O Senhor tem um plano para cada um de nós. Olha para o que Ele prometeu. Se te sentes seco de amor, se o teu coração está como aqueles solos arenosos, pedregosos, quentes e ásperos por falta de chuva? Escuta o Senhor: “E lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”. É isto que o Pai do Céu quer fazer contigo. Ele quer encher o teu coração da fertilidade, da bondade e da suavidade do amor. Por que não aceitar?
O coração nunca explode por excesso de amor; mas, a escassez de amor pode fazer o coração secar-se até ficar sem vida e morrer. Sentes necessidade de uma cárdio transformação? Sentes que o teu coração está endurecido? Precisas de amor? Precisas ser uma pessoa mais amorosa? Óptimo! Este é o primeiro passo, porque sentir-se insensível é um auto-sintoma da maturidade de alguém que possui uma grande sensibilidade. Só pelo fato de estares a ler esta mensagem, já é uma evidência de que Deus está a trabalhar no teu coração.
Sabes o que isto significa? Algo que muitas pessoas não vêm.
O maior problema das relações humanas são a falta, ou a distorção do amor. Como poderá um coração de pedra ter a capacidade de dar e receber amor, se está revestido de um material tão rígido? O amor precisa encontrar caminhos suaves, para conseguir ir e vir com suavidade. Ninguém jamais amou, ama ou amará absolutamente sem antes ter recebido amor. É por isso que precisamos desesperadamente de Deus, pois Ele é a fonte do amor, caso contrário o amor acaba. Mas, no plano de Deus, quem dá amor sente-o mais do que quem o recebe. Por outro lado, quando a única desculpa para não amarmos é o medo, devemos lembrar-nos de que Deus não é o originador do medo. Precisamos de Deus.
O que o versiculo acima quer dizer é que Deus tem um bonito plano para ti. O Senhor tem um plano para cada um de nós. Olha para o que Ele prometeu. Se te sentes seco de amor, se o teu coração está como aqueles solos arenosos, pedregosos, quentes e ásperos por falta de chuva? Escuta o Senhor: “E lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”. É isto que o Pai do Céu quer fazer contigo. Ele quer encher o teu coração da fertilidade, da bondade e da suavidade do amor. Por que não aceitar?
O coração nunca explode por excesso de amor; mas, a escassez de amor pode fazer o coração secar-se até ficar sem vida e morrer. Sentes necessidade de uma cárdio transformação? Sentes que o teu coração está endurecido? Precisas de amor? Precisas ser uma pessoa mais amorosa? Óptimo! Este é o primeiro passo, porque sentir-se insensível é um auto-sintoma da maturidade de alguém que possui uma grande sensibilidade. Só pelo fato de estares a ler esta mensagem, já é uma evidência de que Deus está a trabalhar no teu coração.
Teste de Humildade
Adriano tinha, finalmente, chegado ao estágio que tanto queria. Receberia a faixa preta do mestre de artes marciais. Depois de anos de treino, o momento de glória tinha chegado. No dia marcado para a entrega da faixa, o mestre disse-lhe:
– Antes de eu lhe entregar seu prémio, você terá que passar por um outro teste.
– Estou pronto – afirmou Adriano, esperando mais um adversário para derrubar na lona.
– Quero que você responda a uma pergunta essencial: Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?
– É o fim da minha jornada – respondeu Adriano. – A recompensa merecida pelo meu esforço.
O mestre suspirou alto, pois a resposta não o deixara satisfeito. Então, disse a Adriano:
– Você ainda não está pronto para receber a faixa preta. Volte daqui a um mês.
Um mês depois, Adriano voltou e se colocou diante do mestre, que lhe fez a mesma pergunta:
– Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?
– Ela é o símbolo do mais alto nível a que um lutador pode chegar. – Foi a resposta de Adriano.
O mestre ficou calado por alguns instantes. Não satisfeito ainda, disse:
– Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um mês.
Adriano esperou mais um mês, quando voltou ao seu mestre.
– Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?
– A faixa representa o início de uma nova jornada – respondeu Adriano, humildemente – onde a disciplina, o trabalho e a busca incansável são os elementos mais importantes.
– Sim, agora você está pronto para receber a faixa preta e iniciar essa nova jornada.
Hoje, peça que Deus lhe dê humildade no trato com as pessoas. Sendo humilde, sua vida será mais feliz.
Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade. 1 Pedro 5:5
– Antes de eu lhe entregar seu prémio, você terá que passar por um outro teste.
– Estou pronto – afirmou Adriano, esperando mais um adversário para derrubar na lona.
– Quero que você responda a uma pergunta essencial: Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?
– É o fim da minha jornada – respondeu Adriano. – A recompensa merecida pelo meu esforço.
O mestre suspirou alto, pois a resposta não o deixara satisfeito. Então, disse a Adriano:
– Você ainda não está pronto para receber a faixa preta. Volte daqui a um mês.
Um mês depois, Adriano voltou e se colocou diante do mestre, que lhe fez a mesma pergunta:
– Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?
– Ela é o símbolo do mais alto nível a que um lutador pode chegar. – Foi a resposta de Adriano.
O mestre ficou calado por alguns instantes. Não satisfeito ainda, disse:
– Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um mês.
Adriano esperou mais um mês, quando voltou ao seu mestre.
– Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?
– A faixa representa o início de uma nova jornada – respondeu Adriano, humildemente – onde a disciplina, o trabalho e a busca incansável são os elementos mais importantes.
– Sim, agora você está pronto para receber a faixa preta e iniciar essa nova jornada.
Hoje, peça que Deus lhe dê humildade no trato com as pessoas. Sendo humilde, sua vida será mais feliz.
Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade. 1 Pedro 5:5
Problemas Técnicos
O que é que Tu Vês?
Certa vez, um homem decidiu encontrar a verdadeira sabedoria. Viajou até um mosteiro na montanha, onde foi bem recebido:
– Vim buscar sabedoria – disse ele.
Tornou-se discípulo, começou a aprender muitas coisas. Mas, depois de algum tempo, não se sentindo sábio o suficiente, ele reclamou:
– Senhor, aprendi muitas coisas neste lugar. Mas ainda não consegui alcançar a sabedoria que procuro. Quero desistir desta experiência e voltar para minha aldeia.
– Permite-me descer a montanha contigo amanhã – disse o mestre.
De madrugada, o discípulo encontrou-se com o mestre. Ao saírem pelo portão, o mestre perguntou-lhe:
– Diz-me: o que é que tu vês?
– Vejo o céu estrelado, uma lua maravilhosa e sinto o aroma do orvalho.
Eles começaram a descer a montanha. Então, o mestre perguntou:
– E agora, o que estás a ver?
– Vejo os primeiros raios de sol, sinto a brisa da manhã e escuto o canto dos pássaros.
– E agora, o que estás a ver?
– Sinto o vento da montanha, o som do rio no vale e os animais em harmonia com a natureza, o camponês na sua plantação e crianças a brincar.
– Pois bem – disse o mestre –, Tu já encontraste a sabedoria.
– Como? – Perguntou o discípulo.
– Em cada etapa da nossa caminhada, tu percebeste a importância da natureza, compreendendo seus sons, aromas, imagens e cores. Tu valorizaste a vida e compreendeste a importância da jornada. Isso é sabedoria.
Não passes ao lado da vida!
Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas acções, praticadas com humildade e sabedoria. Tiago 3:13
– Vim buscar sabedoria – disse ele.
Tornou-se discípulo, começou a aprender muitas coisas. Mas, depois de algum tempo, não se sentindo sábio o suficiente, ele reclamou:
– Senhor, aprendi muitas coisas neste lugar. Mas ainda não consegui alcançar a sabedoria que procuro. Quero desistir desta experiência e voltar para minha aldeia.
– Permite-me descer a montanha contigo amanhã – disse o mestre.
De madrugada, o discípulo encontrou-se com o mestre. Ao saírem pelo portão, o mestre perguntou-lhe:
– Diz-me: o que é que tu vês?
– Vejo o céu estrelado, uma lua maravilhosa e sinto o aroma do orvalho.
Eles começaram a descer a montanha. Então, o mestre perguntou:
– E agora, o que estás a ver?
– Vejo os primeiros raios de sol, sinto a brisa da manhã e escuto o canto dos pássaros.
– E agora, o que estás a ver?
– Sinto o vento da montanha, o som do rio no vale e os animais em harmonia com a natureza, o camponês na sua plantação e crianças a brincar.
– Pois bem – disse o mestre –, Tu já encontraste a sabedoria.
– Como? – Perguntou o discípulo.
– Em cada etapa da nossa caminhada, tu percebeste a importância da natureza, compreendendo seus sons, aromas, imagens e cores. Tu valorizaste a vida e compreendeste a importância da jornada. Isso é sabedoria.
Não passes ao lado da vida!
Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas acções, praticadas com humildade e sabedoria. Tiago 3:13
Nada se Alcança Sem Esforço
Dois irmãos foram admitidos numa empresa como empregados de limpeza, tinham pouca instrução. Um dia, a empresa ofereceu a oportunidade para os funcionários fazerem um curso de formação depois do horário de trabalho. Um dos irmãos aproveitou a oportunidade para estudar, enquanto o outro disse:
– Depois do trabalho, eu vou é descansar. Não fico aqui nem mais um minuto.
Algum tempo depois, a oportunidade de estudo voltou a repetir-se. Todo o tipo de cursos foi oferecido: informática, contabilidade, relações públicas e publicidade. Enquanto um agarrava cada curso como uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e profissional, o outro sempre tinha uma desculpa. Era o futebol, o programa de televisão, o computador ou o bar com os amigos.
Depois de alguns anos, o rapaz que tinha investido o seu tempo, com esforço e diligência, foi-se destacando na empresa. Cada nova função para a qual era chamado fazia com que ele se dedicasse mais.
Finalmente, ele tornou-se um dos presidentes da empresa. Na verdade, o mais competente deles.
Um dia, fizeram uma grande festa para o rapaz. Alguém que não sabia do parentesco entre os irmãos, aproximou-se do senhor da limpeza e disse-lhe:
– Esse rapaz é formidável.
– Pois é, ele é... é meu irmão... – disse ele.
– Ele é seu irmão?! – o homem perguntou, assustado. – Ele é gerente e você anda nas limpezas?
– É que ele teve mais sorte na vida do que eu.
Como já deves ter percebido, a diferença entre aqueles dois irmãos não tinha nada que ver com sorte. Enquanto um era esforçado e diligente, o outro vivia acomodado e despreocupado. O resultado foi visível para qualquer um que quisesse ver.
Com qual dos dois irmãos tu te queres parecer?
Farei tudo o que puder. 2 Pedro 1:15
Uma Mensagem Para o Blog - Pr. Pedro Glória
Quero dar os parabéns a todos aqueles que participaram no acampamento do último fim-de-semana. Sem dúvida foram momentos agradáveis e de partilha. Incentivo a todos aqueles que não participaram a que o façam futuramente. O convite é estendido a jovens e menos jovens. A todos aqueles que compreendem o valor da amizade, da partilha e da espiritualidade. Jesus é o nosso exemplo em tudo. Ele era visto muitas vezes em contacto com a natureza com a multidão! Mais do que isso, as lições mais importantes que Jesus ensinou aos seus mais directos colaboradores e seguidores foram na natureza. Convidamos a todos os que duvidem do valor inclusive espiritual dos acampamentos, a que neles participem. São momentos de refrigério a todos os níveis... É bom lembrarmos que se estamos vivos devemos saber "estar com".
Esta é a razão porque continuaremos a propor aos mais ou menos assíduos às reuniões da Igreja que se abram para participar nestas importantes actividades de campo, assim como aos que participam nestas actividades, que sejam cada vez mais assíduos às reuniões de oração com sua participação e criatividade. Vamos todos aprender a "estar com"
Louvamos a Deus por termos na nossa Igreja da Figueira líderes que compreendem o valor destas actividades. Bem hajam!
Hoje é o futuro de ontem e o passado de amanhã!
Faz brevemente um ano que um trágico acidente aconteceu a um nosso querido amigo. Acidente que acabaria por tragicamente colher-lhe a vida. Falámos muito, dissemos muito, quisemos começar a encarar as nossas vidas também de uma maneira diferente.
Um ano passou, tenho a certeza de que jamais esqueceremos esse nosso amigo, mas com o tempo acho que começamos a esquecer a lição que poderíamos ter aprendido.
Continuamos a dedicar muito tempo e energias ao que não é essencial, e pouco tempo ou nenhum ao que deveria ser essencial e primordial nas nossas vidas. Vivemos como se a vinda de Cristo estivesse num futuro muito longínquo esquecendo-nos de que a nossa vida é algo muito frágil. Esta mesma semana um trágico acidente rodoviário ceifou a vida de sete jovens com idades entre os dezoito e dezanove anos.
E nós jovens Cristãos Adventistas do Sétimo Dia, que lições retiramos destes acontecimentos,… continuamos no nosso ”sono”?
Espero que não, não é essa a resposta que Deus quer de nós.
Deus quer que estejamos atentos e que VIVAMOS COM ELE, cada dia, um dia de cada vez. Ele quer que o incluamos nos nossos projectos, nas nossas vidas. Ele quer ser esse amigo a quem contas tudo. Ele já te ama e gostava que TU também O retribuísses.
Lembra-te: Hoje é o futuro de ontem e o passado de amanhã.
Como dizia Andressa Baragana no vídeo do seu testemunho:
“Se não fazemos a nossa parte agora, se quiseres fazer só amanhã, talvez já não dê tempo.”
Começa hoje essa mudança em ti. Lembra-te Cristo já te ama!
Um ano passou, tenho a certeza de que jamais esqueceremos esse nosso amigo, mas com o tempo acho que começamos a esquecer a lição que poderíamos ter aprendido.
Continuamos a dedicar muito tempo e energias ao que não é essencial, e pouco tempo ou nenhum ao que deveria ser essencial e primordial nas nossas vidas. Vivemos como se a vinda de Cristo estivesse num futuro muito longínquo esquecendo-nos de que a nossa vida é algo muito frágil. Esta mesma semana um trágico acidente rodoviário ceifou a vida de sete jovens com idades entre os dezoito e dezanove anos.
E nós jovens Cristãos Adventistas do Sétimo Dia, que lições retiramos destes acontecimentos,… continuamos no nosso ”sono”?
Espero que não, não é essa a resposta que Deus quer de nós.
Deus quer que estejamos atentos e que VIVAMOS COM ELE, cada dia, um dia de cada vez. Ele quer que o incluamos nos nossos projectos, nas nossas vidas. Ele quer ser esse amigo a quem contas tudo. Ele já te ama e gostava que TU também O retribuísses.
Lembra-te: Hoje é o futuro de ontem e o passado de amanhã.
Como dizia Andressa Baragana no vídeo do seu testemunho:
“Se não fazemos a nossa parte agora, se quiseres fazer só amanhã, talvez já não dê tempo.”
Começa hoje essa mudança em ti. Lembra-te Cristo já te ama!
Provas & Perseguições
Durante o fim de semana que passou falámos e debatemos sobre as perseguições e provas a que estamos sujeitos enquanto fiéis seguidores de Cristo. Sobre como foi no passado, como está sendo no presente e como será no futuro, segundo a Bíblia.
Não foi, para um Cristão conhecedor e firme na sua fé e na palavra da Deus, nada de assustador ou preocupante.
Muitas vezes ao debater este tema temos a ideia errada do que será e de como será. O único que sabemos é que essas perseguições ou provas nunca serão superiores à nossa resistencia espiritual. Poderão ser de muitas formas, não só físicas mas tambem no sentido sentimental ou psicológico.
Por isso cabe-nos a nós manter-nos em “forma” estudando a palavra de Deus cada dia, conhecendo-O melhor e tendo a certeza de que Ele nunca nos pedirá mais do que aquilo que nós lhe pudermos dar.
Ao superarmos as perseguições ou provas faremos com que muitos que nunca se interessaram por Cristo olhem para nós e se interessem em conhecê-lO.
Deus permite provas duras na nossa vida provavelmente até perseguições, mas não nos abandona.
“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos, e os guarda, esse é o que me ama; e, aquele que me ama, será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” S.João 14:18 a 21e27
Subscrever:
Mensagens (Atom)