QUEM É O ESPÍRITO SANTO - Pr. Pedro Glória
Acreditamos que a maior parte dos irmãos e jovens já usufruíram das suas férias. Fazemos votos que tenham sido refrigerados. Alguns irmãos visitaram amigos e queridos, outros foram visitados por familiares e amigos de outras partes do país e até do estrangeiro. É sempre restaurador essa “lufada de ar fresco” que a fuga à rotina proporciona!
É claro que os acampamentos, e outras actividades dos jovens de forma especial, lhes trouxeram aquela alegria, fruto do companheirismo e amizade de uns para com os outros e com Deus! Apelo a todos desde já que façamos planos no tocante à nossa comunhão com Deus e ao nosso compromisso e envolvimento com as actividades da igreja e o testemunho neste novo começo. Desejamos a todos vós um óptimo sábado, e as maiores bênçãos de Deus para a vida de cada membro e jovem da nossa igreja aqui da Figueira bem como de Santana.
Por consideração e carinho a vós gostaria de vos deixar os textos referentes aos dois últimos temas apresentados na igreja sobre o Espírito Santo, porque alguns não estiveram presentes, e porque outros irmãos me solicitaram.
1º tema: O Espírito Santo – uma pessoa.
1. “Age como quer”-tem vontade própria. I Cor.12:11
2. Tem “intenção” – inteligência. Rom.:27
3. Entristece-se e reprova. Ef.4:30
4. Agrada-se e aprova. Actos 15:28
5. Além disto Ele: Procura, sabe, ICor.2:10,11; Ensina, Lc 12:12; Revela, II Ped.1:21; Fala, At.1:19 e 13:2; Convence, João 16:8; Chama, Apoc22:17; Guia, João 16:13; Anuncia, João 16:14.
2º Tema: O Espírito Santo será mesmo Deus…?
1 ICor. 2:10,11-Omnisciente;
2.II Ped. 1:21- Revela;
3.João 16:8-Convence do pecado;
4.Rom. 8:26-Intercede;
6. Salmo 139:7-10 é omnipresente;
O Espírito Santo também é Jeová ou Javé( compare os textos) At.1:16; João 13:18 com Sal 41:9,10; At.28:25-27 com Isaias 6:8-12; Heb.10:15,16 com Jer.31:33,34; Heb.3:7-11 com salmos 95:6-11;
O Apostolo Pedro chama-o de Deus-At.5:3,4 Outros atributos como Deus: É a verdade-1 João 5:6; João 16:13; É Eterno Heb.9:14; É Senhor-2 cor.3:17,18; É Santo 2 Cor.13:13.; É uma das pessoas da trindade: Mat:28:19; 2Cor.13:13;
Mas será isto assim tão importante para a Igreja? R: Sim, por três razões principais.
1- Ele convence a igreja e o mundo do pecado e Juízo. (Sem esta obra, o sacrifício de Cristo por nós, nada valeria!) João 16:8
2- Esta igreja militante se tornará na igreja vitoriosa porque será purificada(joeirada) pela ação do E. Santo. Mal.3:1-6; Mat. 13:40-43
3- ) O E. Santo Dirigirá a evangelização final em todas as nações com Exito Mal.3:3,4; Is 66:19,20; Ap. 18:1-4; Joel 2:28
Pelas razões apresentadas podemos perceber porquê Jesus com tanto carinho nos deixou a promessa maravilhosa de enviar outro(allos) consolador da mesma espécie que Ele. Também porquê Satanás quer introduzir na igreja a heresia de que o Espírito Santo não é Deus…aliás…ele dá-se por contente que simplesmente não achemos este assunto assim tão relevante.
Despertemos para isto queridos!
Eu posso fazer mais!
A mãe, com apenas 26 anos, parou ao lado da cama do seu filhinho de 6 anos, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estivesse cheio de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação. Como qualquer outra mãe, ela gostaria que o seu filho crescesse e realizasse os seus sonhos. Agora, isso não seria possível, por causa da leucemia em estado terminal. Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho do seu filho se transformasse em realidade. Ela tomou a mão do seu filho e perguntou:
"Billy, alguma vez já pensáste o que gostarias de ser quando cresceres? Já sonháste com o que gostarias de fazer na tua vida?" "Mamã, eu sempre quis ser um bombeiro quando eu crescer."
A mãe sorriu e disse:" Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade. "Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao corpo de bombeiros local, na cidade de Phoenix, Arizona, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração, chamado Bob. Ela explicou a situação do seu filho, o seu último desejo e perguntou se seria possível dar a seu filho de seis anos uma volta no carro dos bombeiros à volta do quarteirão.
O bombeiro Bob disse:
"Olhe, NÓS PODEMOS FAZER MAIS do que isso. Tenha o seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá vir para o quartel,comer connosco, sair para atender as chamadas de incêndio!" "E se nos der as medidas dele, nós lhe conseguiremos um uniforme verdadeiro para, com chapéu, com o emblema do nosso batalhão,um casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também."
Três dias depois, o bombeiro Bob foi buscar o rapaz, vestiu-o no seu uniforme de bombeiro e escoltou-o desde a cama do hospital até ao camião dos bombeiros. Billy ficou sentado na parte de trás do camião, e foi levado até ao quartel geral. Ele estava no céu. Ocorreram três chamados naquele dia na cidade e Billy acompanhou todos os três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes: no camião tanque, na carrinha dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado por um canal de televisão local.
Tendo realizado o seu sonho, todo o amor e atenção que lhe foram dispensadas acabaram por tocar Billy, tão profundamente que ele viveu três meses mais do que todos os médicos tinham previsto. Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente, a enfermeira-chefe que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família.
Então, ela lembrou-se do dia que Billy tinha passado como bombeiro, e ligou para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem, para ficar com Billy. O chefe dos bombeiros respondeu:
"NÓS PODEMOS FAZER MAIS! Estaremos aí em cinco minutos. E faça-me um favor? Quando ouvir as sirenes e vir as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o corpo de bombeiros indo visitar um de seus mais distintos integrantes. E a senhora poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!"
Cinco minutos depois, uma carrinha e um camião com escada chegaram ao hospital, estenderam a escada até o andar onde estava o Billy e 16 bombeiros subiram pela escada até ao seu quarto. Eles o abraçaram e seguraram e falaram com ele.
Com um sopro final, Billy olhou para o chefe e perguntou:
"Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?"
"Billy, tu és um dos melhores"- disse o chefe.
Com estas palavras, Billy sorriu e fechou seus olhos pela última vez.
E tu, que tens respondido últimamente, aos teus amigos, familiares?
"EU POSSO FAZER MAIS!" Reflecte se a tua vida tem sido em
serviço ao próximo, e toma uma decisão hoje mesmo.
(Esta história é verídica).
Saúde física, pensamentos e sentimentos positivos
Sentimentos positivos ajudam a saúde física. Pessoas que vivem reclamando, resmungando, discutindo com os outros, irritando-se facilmente adoecem mais facilmente. A hormona do stress produzida em grandes quantidades prejudica certas funções orgânicas. O problema não é a hormona em si (cortisol) mas a libertação exagerada, motivada por estas e outras atitudes emocionais negativas e descontroladas. É como ficar calcando no acelerador do carro quando ele está em ponto morto com o carro estacionado. O combustível em excesso injectado no motor poderá produzir alterações no seu funcionamento, além do desperdício.
Pensamentos e emoções negativas no controlo da mente de uma pessoa é o equivalente a ficar injectando combustível no motor do veículo sem precisar movimentá-lo. Demasiado cortisol e adrenalina, libertados nestas circunstâncias prejudicam, porque eles na verdade não são necessários naquela quantidade e naquela hora. As glândulas não têm capacidade de avaliar se é adequado ou não a produção de tais hormonas quando se está nervoso, resmungando, irritado sem na verdade estar vivendo uma situação de risco de vida real. Situações de emergência reais para a sobrevivência do organismo libertam tais hormonas para a luta ou fuga, mas quando a pessoa perde o controlo emocional por imaturidade e falta de auto-controlo, as glândulas obedecem aos pensamentos e sentimentos negativos disparando as hormonas mesmo que não seja bom para o corpo naquela quantidade e momento. Usando o mesmo exemplo do veículo, o motor não tem capacidade para dizer ao indivíduo que ele está parado e por isso não necessita de combustível injectado pelo pisar no pedal do acelerador.
Pensamentos e sentimentos positivos favorecem a saúde, e dentre eles estão o amor, a alegria, a gratidão, a misericórdia, o perdão, a bondade, a mansidão e a esperança. Olha para o lado positivo das coisas, mesmo em meio de alguma dor e problema. Aprende a mudar a pergunta de “por que isto aconteceu comigo”, para “isto aconteceu comigo, o que posso aprender?”. Pensa antes de agir, luta para melhorar ou adquirir auto-controlo emocional. Lembra-te de que o que é bom passa, mas o que é nocivo também passa. O coração alegre serve de bom remédio.
Levanta-te
No capítulo 5 do evangelho de S. João encontramos espelhado um dos grandes dramas da vida espiritual.
“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma das festas dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das ovelhas, um tanque que, em aramaico é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumavam ficar um grande numero de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um Anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que ali estavam era paralítico há trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele já vivia naquele estado há tanto tempo, Jesus perguntou-lhe: Tu queres ser curado? O paralítico respondeu: Senhor não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar outro chega antes de mim. Então Jesus disse-lhe: Levanta-te! Pega na tua maca e anda. Imediatamente o homem ficou curado, pegou na maca e começou a andar.” [João 5: 1 a 9]
Aquele homem vivia imobilizado pela paralisia há 38 anos. Todas as suas esperanças há muito que se tinham esfumado. A sua história de vida era uma grande colecção de tentativas frustradas e sonhos desfeitos. O seu futuro seguiria sendo apenas isto: continuar arrastando a sua miséria à procura de uma esmola para poder viver. Mas Jesus apareceu na sua vida e Ele faz sempre a diferença.
“Tu queres ser curado?”, perguntou Jesus.
Claro que ele queria, mas nunca tinha encontrado o caminho certo para a solução dos seus problemas. A sua confiança tinha sido depositada nas águas de um tanque. Esta continua a ser a triste realidade do ser humano. Ainda hoje continuamos a depositar a nossa confiança em coisas que achamos serem mais consistentes com a “realidade”.
Mas porquê? Se Jesus está ali, perto de ti, oferecendo-te a solução definitiva para os teus problemas?
Levanta-te, - disse Jesus – “pega na tua maca e anda.”
Sabem, o paralítico andou porque acreditou nas palavras de Jesus.
Se ele tivesse pensado: “Como é que eu vou andar se eu não sinto que estou curado?” Ele teria permanecido paralítico o resto da sua vida, mas ele acreditou sem “sentir”.
Existem hoje em dia muitos de nós que esperam “sentir” antes de começar a andar. Se é o teu caso e estás á espera de “sentir”, lembra-te a primeira ordem de Jesus foi “levanta-te”.
“Levanta-te” e então começarás a “sentir” a mudança na tua vida.
O SINAL ESQUECIDO
Como Adventistas estamos muito familiarizados com os sinais da segunda vinda. Quando testemunhamos da nossa esperança normalmente mencionamos as guerras,as pestes, os terremotos, a fome, o escurecimento do sol e da lua, a queda de estrelas , o aumento da maldade, a injustiça social, os falsos cristos e os falsos profetas como indicadores de que Jesus regressará muito em breve.
Mas, nem sempre mencionamos um dos sinais mais importantes: a pregação do evangelho a todo o mundo.
No célebre sermão que Jesus apresentou no monte das Oliveiras este é o único sinal que está claramente relacionado com o fim da história.
Únicamente a pregação do evangelho está interligada no tempo com o fim: “será pregado este evangelho do reino a todo o mundo [...] e então virá o fim”(Mat. 24:14).
Com os meios de comunicação que temos ao nosso dispor, através da pregação da palavra, através de simples actos, através das nossas amizades e de seus amigos, através de pequenos actos de amor e compaixão para com o nosso próximo, hoje e mais que nunca estamos a um passo de fazer uma realidade essa condição que Jesus nos apresentou, mas... que estou eu a fazer agora? Estou a aproveitar todos os meios que tenho ao meu dispor para fazer chegar a outros essas boas novas que Jesus nos deu?
“Através da proclamação do evangelho a todo o mundo está ao nosso alcance abreviar a vinda de nosso Senhor. Não temos de só esperar pela Sua segunda vinda mas também devemos tentar abreviá-la.
Se a igreja de Cristo tivesse feito a sua obra como Jesus lhe ordenou, todo o mundo já teria sido admoestado, e o Senhor Jesus teria já vindo a esta terra com poder e grande glória.” (O Desejado de Todas as Nações-E.G.W.)
O Senhor pergunta: ”A quem enviarei, e quem irá por nós?” Que a nossa resposta seja: “Eis-me aqui, envía-me a mim” (Isa. 6:8)
Subscrever:
Mensagens (Atom)