Give Me Your Eyes

Cuidado com o Vulcão!


No ano 79 a.C., as lavas furiosas do vulcão Vesúvio atingiram as cidades de Pompeia e Herculano. Entre os milhares de pessoas que morreram, muitos tiveram suas histórias reconstruídas pela arqueologia moderna.

Quando a chuva de cinzas e pedras atingiu as cidades, o pânico tomou conta da população. Muitas casas ruíram ou simplesmente desabaram com as explosões. Um escravo tentou fugir; mas, em meio à escuridão e os gases tóxicos, resolveu ficar e procurar um lugar seguro. Com toda pressa, ajuntou os tesouros da casa, as jóias, os copos de ouro e os talheres de prata. Ao carregar todo aquele peso, seus pulmões buscaram mais ar, e os gases o fizeram perecer alguns metros adiante.

Na rua de Stabias, em Herculano, havia um famoso mosaico representando um cachorro, em que se encontravam as palavras “Cave canem”. Ali, duas jovens perderam a vida enquanto procuravam suas estimadas jóias.

Em uma das portas da cidade, muita gente corria desesperadamente à procura de salvação. Aqueles que moravam nos bairros mais próximos do mar conseguiram se salvar. Entre estes, havia um homem chamado Caius Sallustius, cuja casa ficava na rua de Mercúrio. Sua mulher, no entanto, tentando reunir as jóias e o dinheiro, perdeu tanto tempo que, ao sair da casa para fugir, foi alcançada pela fúria do vulcão.

Para aquelas pessoas, a salvação só valeria a pena se os pequenos deuses particulares estivessem ao seu lado. Acabaram perdendo a vida e aquilo que levavam.

Quando fazemos de algo ou de alguém a coisa mais importante da nossa vida, a ponto de Deus ficar em segundo plano, perdemos a protecção que Ele quer nos dar. As lavas da cobiça e as cinzas da idolatria são mortais. Não perca tempo e fuja delas o mais rápido possível!
A tragédia que aconteceu no Haiti, deixa-nos a todos impressionados e com uma enorme vontade de ajudar, mesmo à distância.

De uma ideia lançada, o Clube dos Galitos , a ABA (Associação de Basquetebol de Aveiro) e a Câmara Municipal de Aveiro juntaram-se, estamos a preparar e a promover um jogo de beneficência com recolha de fundos para entregar pessoalmente a duas das ONG mais activas no terreno: a Cruz Vermelha e a ADRA.

Iremos contar com atletas seniores masculinos e femininos das equipas da Liga Portuguesa de Basquetebol e da ABA, além de outras pessoas convidadas para o efeito e que já se disponibilizaram, de vários quadrantes da sociedade.

O nosso objectivo é conseguir encher o Pavilhão dos Galitos em Aveiro, na noite de 2ªfeira dia 01FEV10 a partir das 20h30, para conseguir o máximo de valor para entregar directamente a essas ONG.

Carlos Dias [Aveiro]

By Your Side


Ao Seu Lado
Por que você se esforça esses dias?
Por que você está tentando ganhar graça?
Por que você está chorando?
Deixe-me levantar o seu rosto
Só não vire as costas

Por que você está procurando por amor?
Por que você continua buscando
como se eu não fosse suficiente?
Pra onde você vai, criança?
Conte-me para onde você vai correr
Para onde você vai correr

E eu estarei ao teu lado
Onde quer que tu caias
No meio da noite
Senpre que tu chamares
E por favor não lutes
Essas mãos te estão segurando
Minhas mãos te estão segurando.

Olhe para essas mão e para o meu lado
Elas engoliram a sepultura naquela noite
Quando eu bebi os pecados do mundo
Então eu pude te carregar
E te dar vida
Eu quero te dar vida.

Porque eu, eu te amo.
Eu quero que tu saibas
Que eu, eu te amo.
Eu nunca te deixarei.

Think Big - Pensa em Grande


Só alcança coisas grandes quem sonha EM GRANDE! Temos vários exemplos bíblicos: José que em cada situação para que era empurrado deu o seu melhor. David, que venceu Golias apesar de ser aparentemente inferior. Porquê? Ele dominava as suas armas. Um passo importante para o sucesso e a eficácia em qualquer área da nossa vida é olhar para exemplos e apreender com os seus fracassos e êxitos, não esquecendo que nós próprios somos em cada momento exemplos. Independentemente do que fazemos ou não fazemos: Tudo tem influência nos que nos rodeiam.

“Think big” é o princípio de vida do Dr. Ben Carson para poder sonhar EM GRANDE:

T – Talentos. Usa-os.

H - Honestidade. Vive uma vida cheia de esperança, honesta e verdadeira.

I – Insight. Avalia os teus erros e dos outros e apreende com eles.

N - Nice. Pratica a simpatia com as pessoas que te rodeiam.

K – Knowledge. Conhecimento deve ser adquirido continuamente e partilhado.

B – Books. Ler muito e aprender assim de uma forma activa.

I – In-depth-learning. Aprendizagem intensiva e não superficial.

G – God. Deus é o mais importante na vida, a verdadeira sabedoria, o verdadeiro exemplo a seguir.

Atreve-te! SONHA EM GRANDE!


Nancy Pedrosa

Adventistas colocam suas instituições a serviço de refugiados no Haiti


Porto Príncipe, Haiti ... [ASN] Agências de ajuda humanitária de todo o planeta estão unidas em um só pensamento: reduzir os efeitos desastrosos do devastador terremoto do Haiti. Com experiência de dezenas de anos em situações de emergência no mundo inteiro, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), braço social da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem feito sua parte no país da América Central. Na capital do país, Porto Príncipe, a agência adventista montou um centro de comunicação e se estruturou para garantir água potável aos sobreviventes e mesmo para quem auxilia nas buscas. A estimativa é que, por dia, 40 mil refugiados sejam beneficiados com água pura garantida nesta ação, juntamente com o grupo Global Medic.
Ajuda integral – Sem distinção de credo religioso, os adventistas, assim como outros grupos religiosos, não medem esforços para colocar suas instituições a serviço dos refugiados e atingidos pela catástrofe. De acordo com as informações do site da sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América Central, chamada Divisão Interamericana, foi liberada uma ajuda inicial de 100 mil dólares de ajuda inicialmente somente pela própria Divisão, além de outros 500 mil dólares provenientes de outras divisões adventistas ao redor do mundo. A Universidade Adventista de Porto Príncipe abriu suas portas para a comunidade e pelo menos 15 mil pessoas puderam se abrigar em suas dependências. Foram destacados profissionais da área médica, oriundos dos hospitais adventistas de Loma Linda (Estados Unidos), Martinica e do Centro Médico da Universidade Adventista de Montemorelos, no México, para formar um corpo técnico de apoio nos hospitais de campanha montados para atender os feridos.

Fundo especial – Um fundo especial foi criado pela Igreja Adventista na América Central com a finalidade de garantir recursos para compra de materiais de extrema necessidade, especialmente para os membros adventistas. Os donativos podem ser enviados por cheque para a Divisão Iinteramericana, indicando que é para Haiti Catastrophe Fund, 8100 S.W. 117th Avenue, Miami, Florida, 33183. Os doadores também podem mandar e-mail para catastrophefund@intermerica.org ou enviar transferência bancária. Outras informações sobre estes procedimentos podem ser vistas no site, em inglês, http://www.interamerica.org/users/index.php?type=news&id=1435&language=en.

[Equipe ASN, Felipe Lemos com informações de Libna Stevens]

Blessed be Your Name

Eu faço a diferença?


Será que este mundo é um lugar melhor por EU viver nele? Será que faço alguma diferença?
Esta foi a pergunta feita pelo mundialmente conceituado Neurocirurgião adventista Dr. Ben Carson num congresso na Alemanha.

Muitos pensam que não podem mudar as coisas. Resignam facilmente e convivem com situações intoleráveis. Para que esforçar-se? Não faz diferença nenhuma! Para nós Adventistas que aguardamos a vinda de Jesus e prégamos o evangelho esta é a atitude errada. Jesus veio ao mundo para restabelecer, fazer de novo, curar e dar esperança. Ele veio para cumprir a lei e mostrar o que pretendia deste o inicio. Ele tratava dos doentes, pobres e fracos. Ele curava pessoas destroçadas e dava-lhes uma nova perspectiva. Este Jesus deve ser o nosso exemplo! D’Ele podemos dizer que o mundo é um lugar melhor porque Ele viveu, agiu e deu tudo por nós.

E nós? Seguimos o seu exemplo? Vivemos somente para nós? Estamos somente preocupados com o nosso bem-estar? Ou conseguimos ver o nosso próximo? Levemos a sério a sua missão de mostrar a sua paz e seu amor a todo mundo. Aproveitemos os talentos que Deus nos deu precisamente para este fim.

Nancy Pedrosa

A ADRA responde às vítimas do Terramoto no Haiti

Na sequência do devastador terramoto de 7.0 graus na escala de Ricther, que ocorreu na passada terça-feira dia 12, a Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) iniciou imediatamente a resposta de emergência aos sobreviventes. Mais de 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas por este terramoto, e segundo o senador haitiano Youri Latortue o número de mortos pode ascender a 500.000.
“Muitos, muitos morreram. O nosso país está devastado. O Haiti precisa de tudo agora, (alimentos, medicamentos, pessoal médico, de água limpa)”, disse Ketteline Israel, assistente administrativa da ADRA no Haiti.

Frank Teeuwen, chefe do departamento de Gestão de Emergências da ADRA Internacional, afirma que "As acessibilidades têm sido difíceis devido à magnitude da situação. As estradas e as infra-estruturas internas foram seriamente comprometidas. No entanto, estamos a responder o mais rapidamente possível para evitar uma catástrofe humanitária ainda maior no rescaldo desta tragédia ".

A ADRA está a lançar uma resposta inicial, no valor de 75.000 dólares, para atender às necessidades imediatas dos sobreviventes, através da ADRA Internacional e da ADRA da Região Inter-americana. De acordo com uma avaliação inicial, as necessidades imediatas incluem material de purificação de água, alimentos, material de abrigo temporário, kits de higiene e assistência médica.

A ADRA Portugal apoia esta acção humanitária, enviando uma resposta inicial no valor de 10,000 dólares (cerca de 6.900€) e tem uma conta aberta* para recolher donativos para a resposta de emergência, que as equipas da ADRA, no terreno, têm em mãos.

Em parceria com a Global Medic, uma organização canadiana, a ADRA está a fornecer elementos essenciais de urgência, incluindo 4,2 milhões de comprimidos de purificação de água, 278.640 pacotes de tratamento de água, 55.200 unidades de sal de hidratação oral, 20 unidades de purificação de água, um testador de água portátil e um hospital de campanha insuflável. O auxílio é no valor de 142.000 dólares.

Nos próximos dias, a ADRA pretende fornecer, através destes métodos de tratamento, acesso a água potável para um número estimado de 90.000 pessoas por dia. Os pacotes de purificação de água e os comprimidos terão a capacidade combinada para produzir 7 milhões de litros de água potável. Além disso, o hospital de campo insuflável terá a capacidade de atender 1.000 pacientes por dia, e 4.500 pessoas poderão ser tratadas com os sais de hidratação oral.

A ADRA é uma organização não-governamental presente em 125 países. Implementa projectos de desenvolvimento comunitário sustentável e socorro em desastres. A ADRA assume o princípio humanitário fundamental de independência, apoiando os seus beneficiários independentemente da associação política ou religiosa, idade, sexo, raça ou etnia.

Em Portugal, a ADRA é uma ONGD registada no IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD e é considerada instituição de utilidade pública.

* A ADRA Portugal abriu a conta com o NIB 0046 0017 00600031123 74 para recolher donativos especificamente para a resposta às vítimas do terramoto, no Haiti. Os donativos têm uma majoração de 130% nas deduções fiscais. Os comprovativos de depósito devem ser enviados para a ADRA com indicação da morada para envio do respectivo recibo.http://www.adra.org.pt/

TUDO ENTREGAREI

Justificação Própria


Imaginemos uma conversa assim, entre Adão, Eva e Deus:

 – Senhor, a culpa do que aconteceu não é minha, é dela. Eu não pedi nenhuma mulher para mim. O Senhor é que resolveu criá-la e dá-la para mim. Eu até estava dormindo, não vi nada. Quando acordei, ela já estava pronta. Nem percebi quando o Senhor tirou um pedaço da minha costela. Portanto, não havendo outra alternativa para mim, a única coisa que eu podia fazer era recebê-la como minha esposa. E veja, Senhor, no que deu!

 Eva, por sua vez, se defendeu:

 – Não é correcta, Adão, sua acusação contra mim. Eu já lhe falei que a serpente me enganou, e eu comi do fruto. Que culpa tenho, se não fui eu que criei esse animal? – Em resumo, segundo Adão e Eva, a culpa só podia ser de Deus que criou a mulher e a serpente.

 Não vamos recriminar Adão e Eva por esse procedimento porque eles são, perante Deus, a imagem de todos os pecadores que deles descenderiam, até aos nossos dias. Essa é a índole do coração humano desde então.

 Diz Ellen G. White: "Adão não podia negar nem desculpar seu pecado; mas em vez de manifestar arrependimento, esforçou-se por lançar a culpa sobre a esposa, e assim no próprio Deus...

 "Quando foi interrogado à mulher: ‘Por que fizeste isto?’ ela respondeu: ‘A serpente me enganou, e eu comi’. ‘Por que criaste a serpente? Por que lhe permitiste entrar no Éden’? – Tais eram as perguntas envolvidas em sua desculpa apresentada pelo pecado. Assim, como fizera Adão, lançou sobre Deus a responsabilidade de sua queda. O espírito de justificação própria originou-se com o pai da mentira; foi alimentado por nossos primeiros pais logo que se renderam à influência de Satanás, e tem sido apresentado por todos os filhos e filhas de Adão" (Patriarcas e Profetas, p. 57, 58).

 Cuidemos para não sermos "Adões" e "Evas" dentro da igreja, não assumindo a responsabilidade dos nossos erros e pecados, procurando lançar sobre os outros a culpa de nossos deslizes. Deus é o mesmo em Seu amor e justiça. Ele não cessa de nos mostrar a maneira pela qual podemos recobrar Seu favor e entrar no Seu reino: reconhecer nossos pecados e culpas, confessá-los com humildade, pedir perdão e abandoná-los, sem rodeios e justificativas.