“Gloriando-se na cruz”

“Gloriando-se na cruz” – Lição número 14 – 25 a 31 de Dezembro de 2011“Mas longe de mim esteja gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gálatas 6:14).
Que mensagem Paulo nos quer transmitir nos versículos 12 e 13 de Gálatas 6? Paulo nestes versículos está-se a referir aos seus opositores. No fundo o que ele está a dizer é que os cristãos judeus legalistas queriam conquistar a aprovação dos gentios mostrando a boa aparência, para que eles aderissem à circuncisão. E porque? “(...) para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.” ou seja, sabemos que “ Os dirigentes religiosos judeus continuavam a ter grande influência política em muitas áreas, e tinham o apoio oficial de Roma. (...) Requerendo a circuncisão dos Gentios e ensinado-os a observar a Tora, os perturbadores na Galácia teriam uma base de entendimento com os judeus locais. Não só isso lhes permitiria manter contacto amigável com as sinagogas, como também poderia fortalecer até os laços com os crentes judeus em Jerusalém(...)”.
Que diferença fez a cruz de Cristo no relacionamento de Paulo com o mundo? A Cruz naquele tempo não era algo em que alguém se podia gloriar mas sim algo vergonhoso e desprezível para os judeus. Só para ter uma ideia de como era vergonhosa a Cruz naquele tempo, mesmo que um cidadão Romano cometesse o maior crime de todos jamais poderiam ser crucificado. Mas para Paulo e como o autor da lição nos diz “Para um crente, a cruz de Cristo muda tudo.”. Nós também “morremos” naquela Cruz juntamente com Cristo quando O aceitamos como nosso Senhor Salvador. Torna-mo-nos uma “nova criatura” em Deus. A nossa velha vida já não existe mais. Isto é algo que não conseguimos fazer com as nossas próprias forças, independentemente do que possamos fazer. Este é um acto Divino em que Deus dá uma vida espiritual. E esta nova vida “envolve todo o processo de conversão: a acção regeneradora do Espírito Santo a levar ao arrependimento e à fé, o processo diário de mortificação e vivificação, o crescimento contínuo em santidade, conduzindo finalmente à conformidade com a imagem de Cristo.” Para Paulo “(...) a separação entre o crente e o mundo deve ser como se os dois tivessem morrido um para o outro.”
Agora em que aspecto é que a conclusão de Gálatas é diferente das outras cartas? Esta conclusão da carta aos gálatas termina com um apelo pessoal da parte de Paulo. Ele mesmo diz “Vede com que grandes letras vos escrevi de meu próprio punho.” (Gálatas 6:11). Quase que podemos imaginar Paulo como o pai dos gálatas a suplicar-lhes para que eles voltassem ao caminho correcto. “E a todos os que andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre os Israel de Deus.” (Gálatas 6:16).
Que tu possas entregar o teu coração a Deus para que assim o teu comportamento seja o espelho do carácter de Jesus Cristo. Confia em Deus e quando o teu coração estiver n’Ele, tudo o resto virá.
Vai começar agora um novo ano. Desejo que neste novo ano tu possas realizar uma mudança na tua vida, não a nível físico mas a nível espiritual. Não deixes que o mal ou as tentações triunfem sobre ti nem que abalem a tua fé. Que a partir de agora possas TU começar uma nova vida em Deus e que “A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém”.
R.M.

Sem comentários: