A Broken Heart

Escolhas


Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás. Prov. 9:12.

Todo ser humano nasce livre. As escolhas fazem a diferença. Uns escolhem para o bem, outros para o mal. No verso de hoje, Salomão coloca a responsabilidade da vitória ou da derrota nas mãos da própria pessoa.
É verdade que existem muitas explicações para a derrota. O clima, as circunstâncias, a falta de oportunidades, os problemas, enfim. Difícil é aceitar o fato de que a maioria das derrotas tem raízes nas decisões erradas que tomamos.
Se você procurar o conselho divino e ajustar a sua vida a ele, o resultado natural será a sabedoria que o conduzirá à vitória. A única pessoa beneficiada com essa decisão é você. Se em meio à noite escura decido acender a lâmpada, quem é que vai sair ganhando com a minha decisão? Mas se decido andar às escuras, quem vai acabar tropeçando e se machucando?
As instruções divinas são luz. Iluminam o caminho escuro a fim de chegar com segurança ao destino. Sem luz, a pessoa tropeça, cai, se machuca e não encontra o que procura.
Nunca, como hoje, as pessoas falaram tanto acerca da luz. “Ele tem luz”, “você tem a aura”, “Raul é uma pessoa iluminada”. Existe a idéia de que este mundo está cheio de energia positiva e negativa. Dizem que pessoas positivas têm luz e pessoas negativas são tenebrosas.
Mas a vida não depende de energia. A vida é energia. A vida depende de decisões. Não posso deixar a minha “sorte” nas mãos da Lua, das estrelas, das pirâmides, dos números ou das pedras. Se existe algo que Deus entregou a todo ser humano é a capacidade de decidir. Em vez de pensar que uns nascem com luz e outros sem, a criatura deve procurar a verdadeira luz que vem dos ensinamentos divinos e acessíveis a todos. A Palavra de Deus é a tocha que ilumina, no lugar do choro.
Faça de hoje um dia de decisões sábias. Procure a luz da Palavra de Deus. Decida seguir os princípios divinos e prepare-se para receber as grandes vitórias que Jesus tem reservado para você e sua família. Porque “se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás”.
A. Bullón

Ele Conhece Meu Nome

Estou Sozinho


"Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito." Sal. 25:16

O herói infantil He-man mostra a espada e grita: “Eu tenho a força.” Mas, no verso de hoje, Deus afirma: “Minha é a fortaleza.” Quem tem a razão? Alguém está mentindo. Não pode haver duas verdades ao mesmo tempo.
O humanismo de nossos dias ensina que há energia quase divina dentro do ser humano. “Concentre-se, tire a energia dentro de você, mentalize”, afirmam. Quanta verdade existe nessas afirmações? Quanto poder e força interior possui o homem?
A Bíblia, por sua vez, ensina que a força vem de Deus. É dEle que vem o conselho e a verdadeira sabedoria. O valor da criatura é extrínseco. Valemos porque Deus nos considera valiosos, não porque tenhamos valor em nós mesmos.
Portanto, para ser feliz e realizado nesta vida, você precisa ir diariamente à fonte inesgotável de sabedoria. Deus é o Criador e conhece melhor do que ninguém a obra de Suas mãos. Quem melhor do que Ele para mostrar-lhe o caminho da prosperidade?
O ser humano natural não gosta de receber conselhos, prefere aconselhar. Não aceita ser o segundo, quer ser sempre o primeiro. Foi assim desde o princípio. A serpente disse a Eva: “Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Gen. 3:5. Que ideia sedutora. Ser como Deus. Desde aquele dia, a humanidade iniciou a desesperada corrida em direcção da sua própria divinização. Gosta de brincar de Deus. Inventa pequenos deuses. Sente-se Deus.
Para que conselho? Ou instrução? “Eu tenho a força”, o ser humano grita bem alto. No fundo, nem ele próprio acredita na sua teoria oca, mas persiste e insiste, a despeito de suas frustrações e derrotas.
Hoje, você precisa de sabedoria e de conselho para tomar uma decisão importante? Sente-se cansado, triste, magoado e precisa ser fortalecido? Vá a Jesus. Ele sempre está com os braços abertos, esperando o retorno dos Seus filhos. Só nEle você poderá encontrar refúgio, alívio e forças para carregar o fardo que as circunstâncias lhe impõem. Ele afirma: “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, Eu sou o Entendimento, Minha é a fortaleza.”

His voice - David M.

Fale de Jesus


Rendei graças ao Senhor, invocai o Seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os Seus feitos. Sal. 105:1.

Alguém me fez uma pergunta estranha: “Eu sei que devo orar e meditar na Palavra de Deus todos os dias, porque esta é a maneira de manter o relacionamento com Jesus, mas comigo não dá certo. Muitas vezes me propus a separar tempo diário para Jesus, mas em poucos dias minhas determinações desaparecem. Qual é o problema comigo? Por que não consigo ser constante na minha vida devocional?”

O salmista responde à pergunta dessa pessoa. Para que a vida devocional do cristão seja uma experiência duradoura, deve envolver três coisas: render graças, invocar e fazer conhecidos os atos de Deus. O terceiro elemento é o “conservante” da vida devocional.

Se você limitar sua devoção diária a orar e estudar a Bíblia, em pouco tempo perderá a motivação. O que sustenta o desejo de buscar diariamente a Jesus é tornar “conhecido, entre os povos, os feitos de Deus”.

Qualquer verdade aprendida e não transmitida desaparece em pouco tempo. Quando você conta para alguém o que Jesus faz diariamente em seu favor, sua experiência cristã se aprofunda e você sente vontade de continuar buscando a Jesus em oração e através do estudo das Sagradas Escrituras.

O testemunho diário não é uma opção, é o único caminho para continuar crescendo na experiência espiritual. Quando Jesus deixou aos Seus discípulos a missão de pregar o evangelho, não foi por que Ele não pudesse fazê-lo de outras maneiras. Somos nós, os seres humanos, que precisamos “fazer conhecidos, entre os povos, os Seus feitos”, para que não se percam na lembrança do passado. Eles tornam-se vida quando são contados a outros.

Não fique em silêncio hoje. Conte para outros as coisas maravilhosas que Jesus fez por você. Verá que além de afirmar essas verdades na sua vida, você esquecerá as tristezas, dificuldades ou provações que estavam distraindo sua atenção.

Siga o conselho do salmista: “Rendei graças ao Senhor, invocai o Seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os Seus feitos.”

A. Bullón

Hold Me

O Cristão Paralitíco

“Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe; ‘Queres ficar são?’” (João 5:5-6)

Que maravilhosa pergunta fez Jesus! Todos nós conhecemos esta história. Jesus vai a Jerusalém, não por causa dos momentos festivos, mas para levar a cura, a esperança e a alegria a centenas de pessoas que esperavam por esse momento.
 Perto da porta das ovelhas, havia um tanque chamado Betesda, que significa “Casa da Misericórdia”. Muitos juntavam-se ali para tentar a sua sorte.
 A casa da Misericórdia é o melhor lar para habitar. Primeiramente procuramos misericórdia do nosso próximo, a misericórdia da Igreja e principalmente a misericórdia de Deus. Misericórdia ou compaixão é um dom que encontramos muito pouco no nosso mundo de hoje. No entanto, todos os cristãos vivem neste mundo como se estivessem junto da porta, à espera de um milagre. No entanto, gostaria de dizer que o maior milagre que podemos receber é verdadeiramente a misericórdia de Deus. Pois somos pecadores e estamos separados da presença de Deus. Dia a dia esperamos que o Espírito Santo realize uma transformação imediata, enquanto o paralítico esperou 38 anos por aquele milagre.
 Sabemos que Deus dirige a nossa vida, não importa há quanto tempo esperamos ou quanto tempo mais iremos esperar. Sabemos que os dias de Deus não são os nossos dias. A Bíblia ensina-nos que milagres não se explicam, aceitam-se.
 No entanto, todos esperavam ver o movimento das águas para depois acreditar. A fé é a atitude mais importante para aquele que quer ser curado. Jesus dá uma ordem, mas não dá nenhuma garantia. Este homem só tem duas escolhas; aceita sem ver, ou duvida e ficará no mesmo estado.
 “Para a liberdade Cristo nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1). Jesus quer libertar-nos do pecado. Não nos acomodemos ao pecado. Lembremo-nos que estar apenas junto à porta não salva.

Hoje mesmo, Jesus quer fazer-nos a mesma pergunta: “Queres ficar são?” Respondamos que sim. Deixemos o tanque, e lancemo-nos nos braços de Jesus, pois Ele está a convidar-nos!

Meditações Matinais 2010
IASD Portugal
Dia 8 Fevereiro, Pastor António Rodrigues