“Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe; ‘Queres ficar são?’” (João 5:5-6)
Que maravilhosa pergunta fez Jesus! Todos nós conhecemos esta história. Jesus vai a Jerusalém, não por causa dos momentos festivos, mas para levar a cura, a esperança e a alegria a centenas de pessoas que esperavam por esse momento.
Perto da porta das ovelhas, havia um tanque chamado Betesda, que significa “Casa da Misericórdia”. Muitos juntavam-se ali para tentar a sua sorte.
A casa da Misericórdia é o melhor lar para habitar. Primeiramente procuramos misericórdia do nosso próximo, a misericórdia da Igreja e principalmente a misericórdia de Deus. Misericórdia ou compaixão é um dom que encontramos muito pouco no nosso mundo de hoje. No entanto, todos os cristãos vivem neste mundo como se estivessem junto da porta, à espera de um milagre. No entanto, gostaria de dizer que o maior milagre que podemos receber é verdadeiramente a misericórdia de Deus. Pois somos pecadores e estamos separados da presença de Deus. Dia a dia esperamos que o Espírito Santo realize uma transformação imediata, enquanto o paralítico esperou 38 anos por aquele milagre.
Sabemos que Deus dirige a nossa vida, não importa há quanto tempo esperamos ou quanto tempo mais iremos esperar. Sabemos que os dias de Deus não são os nossos dias. A Bíblia ensina-nos que milagres não se explicam, aceitam-se.
No entanto, todos esperavam ver o movimento das águas para depois acreditar. A fé é a atitude mais importante para aquele que quer ser curado. Jesus dá uma ordem, mas não dá nenhuma garantia. Este homem só tem duas escolhas; aceita sem ver, ou duvida e ficará no mesmo estado.
“Para a liberdade Cristo nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1). Jesus quer libertar-nos do pecado. Não nos acomodemos ao pecado. Lembremo-nos que estar apenas junto à porta não salva.
Hoje mesmo, Jesus quer fazer-nos a mesma pergunta: “Queres ficar são?” Respondamos que sim. Deixemos o tanque, e lancemo-nos nos braços de Jesus, pois Ele está a convidar-nos!
Meditações Matinais 2010
IASD Portugal
Dia 8 Fevereiro, Pastor António Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário