Ervas Daninhas

E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Mateus 13:26
“No Oriente, os homens vingavam-se muitas vezes do inimigo, espalhando sementes de qualquer erva daninha, muito semelhante ao trigo, em crescimento, nos seus campos acabados de semear. Crescendo com o trigo prejudicava a colheita, e causava fadigas e prejuízos ao proprietário do campo. Assim Satanás, induzido por sua inimizade a Cristo, espalha a má semente entre o bom trigo do reino” (Parábolas de Jesus, p. 71).
Normalmente, a erva daninha semeada no meio dos trigais dos inimigos, era uma planta nativa da Palestina, chamada cizânia, que atinge 60 centímetros de altura, e não pode ser distinguida do trigo, durante a fase de crescimento. Somente quando a planta amadurece e seus grãos se tornam pretos, se pode perceber a diferença. Estas sementes são venenosas e, se forem comidas, produzirão violentas náuseas, convulsões e, às vezes, chegam a causar a morte.
Normalmente, porém, ninguém planta ervas daninhas no seu próprio quintal, pois elas nascem e crescem sem qualquer esforço de nossa parte. Não é preciso lavrar a terra, adubá-la, regá-la, ou mesmo proteger tais ervas do Sol ou das formigas. Tudo que é necessário para que as elas se desenvolvam é ficar de braços cruzados. Esta é uma lição que a natureza nos ensina: o terreno não cultivado não fica vazio, mas o que nasce sem ter sido semeado geralmente não serve para nada.
Assim é também na vida. Desconfia de tudo aquilo que não requer esforço, pois certamente se trata de erva daninha.
Descobre as ervas daninhas da tua vida e arranca-as, pois elas podem estragar para sempre o teu belo jardim. Arranjar o jardim dá trabalho, mas vale a pena.
Pede a Deus que te ajude nessa árdua tarefa.

Sem comentários: