A Vida é um Caminho

A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que o seu coração se ira. Prov. 19:3.

A vida é um caminho. Encontramos essa metáfora em muitos clássicos da literatura, e não somente na Bíblia. Na Odisseia, Homero apresenta Ulisses caminhando durante dez anos, desde Tróia até seu lar em Ítaca. Bunyan, na sua obra O Peregrino, relata a jornada do Cristão, desde a cidade chamada Destruição até a Cidade Celestial.
Se tu fizeres uma análise séria da Bíblia, chegarás à conclusão de que ela apresenta um só caminho em direcção à felicidade e à vida eterna. As pessoas nos nossos dias pensam de maneira diferente. Acham que existem muitos caminhos para chegar a Deus, e que o importante é ser sincero naquilo que se acredita. Pensar de maneira diferente disso é considerado politicamente incorrecto.
Quando Jesus esteve na Terra, disse: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Mat. 7:13 e 14.
Se Jesus vivesse nos nossos dias, seria considerado politicamente incorrecto. Mas o Seu ensino está aí, mostrando-nos que a felicidade neste mundo depende da escolha certa do caminho.
No livro de Provérbios repete-se a palavra “caminho” aproximadamente 100 vezes. A sabedoria, segundo Salomão, não consiste apenas em algo que tu fazes, mas no caminho que tu transitas. Rejeitar o caminho de Deus é rejeitar o próprio Deus.
Junto ao caminho, encontras a ênfase na liberdade humana. É frequente o tema do contraste entre a vida daqueles que aceitam andar no caminho e os que o rejeitam. A verdadeira religião não é uma religião de proibições, mas de escolhas. Tu escolhes, decides. Tu também colhes o fruto da decisão que tomaste. “Quem planta ventos, colhe tempestades”, não é um velho ditado popular?
O texto de hoje é um chamado à reflexão. Para onde é que tu estás indo? Aonde te levará o caminho no qual transitas? Assegura-te de escolher o caminho certo. Ele te conduzirá a Jesus.

A. Bullón

Sem comentários: