A paz do Natal


Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na Terra entre os homens, a quem Ele quer bem. Luc. 2:14.

O senador John McCain passou cinco anos e meio como prisioneiro de guerra em Hanói, durante a guerra do Vietname  Ele e muitos outros pilotos enfrentaram sofrimentos terríveis. Mas chegou um dia, do qual McCain se lembra claramente, quando eles puderam erguer-se acima do abuso e do isolamento.

Era a véspera de Natal de 1971. Poucos dias antes, McCain pôde ter uma Bíblia em suas mãos por apenas uns poucos momentos. Rapidamente, ele copiou o maior número que pôde de versos da história do Natal, antes que um guarda se aproximasse e lhe tomasse a Bíblia.

Naquela noite especial, os prisioneiros decidiram fazer o seu próprio culto de Natal. Eles começaram com a Oração do Senhor e depois cantaram músicas de Natal. Entre cada hino, McCain lia uma passagem.

Os homens estavam nervosos e, no começo, pareciam tensos. Eles lembraram-se de quando, um ano atrás, os guardas invadiram o local onde eles, secretamente, faziam o seu culto, e começaram a bater nos três homens que lideravam as orações. Estes foram arrastados para o confinamento da solitária. O restante foi trancado em celas por 11 meses.

Mesmo assim, naquela noite, os prisioneiros queriam cantar. E eles começaram a cantar: "Chegai-vos, ó crentes, vinde jubilosos…" Eles cantavam bem baixinho, com os olhos fixos nas janelas engradadas de sua cela. À medida que o culto progredia, os prisioneiros foram ficando mais corajosos. Suas vozes se elevaram um pouco mais até que encheram a cela com: "Já soou por todo o céu: ‘Glória ao Rei que vos nasceu!’" e "Soou em meio à noite azul."

Quando puseram-se a cantar: "Tudo é paz! Tudo amor!", as lágrimas começaram a rolar em seus rostos barbados. Mais tarde, John McCain escreveu: "De repente, estávamos longe dali, em uma vila chamada Belém, 2.000 anos atrás. Nem a guerra, nem a tortura, nem a prisão conseguiram desvanecer a esperança nascida naquela noite de paz, muito tempo atrás."

Se Lhe abrirmos nosso coração, Jesus também nos dará Sua paz. Assim como Ele transformou uma prisão norte-vietnamita em um lugar cheio de amor, Ele também deseja encher o seu lar de amor ainda hoje.
M.Finley

Sem comentários: