O JAVALI E A ÁRVORE


A floresta ficou agitada. Os macacos apareceram apavorados dizendo que uma manada de javalis estava a caminho. O desespero espalhou-se rapidamente, as perdizes gritavam assustadas, as pernas dos veados batiam umas nas outras, e até a onça começou a roer as unhas nervosamente. Todos sabiam o poder destruidor de uma manada de javalis.

Imediatamente cada animal procurou o lugar onde costumava passar mais tempo: o coelho enfiou-se na toca, os macacos subiram o máximo que podiam nas suas árvores, a onça procurou a sua caverna.

Um tatu, contudo, sentiu-se inspirado quando já ia a entrar no seu buraco. E ele “sábiamente” pensou: “Os javalis não voam, javalis não sobem as árvores nem saltam. Eles vão destruir tudo o que está no rés do chão, onde eu fico. O melhor é trepar uma árvore. 
Claro que o tatu não tinha muito o hábito e nem sequer era experto na matéria. Logicamente não conseguiu subir a árvore sendo atropelado pela manada de javalis selvagens.

A história termina e, como todas as histórias de animais que falam e pensam, tem uma moral: na hora do perigo, a primeira reacção é correr para onde todos nos sentimos seguros. A árvore sempre esteve ali e o tatu deveria ter praticado escalada antevendo dias de perigo... Até ali, o seu buraco lhe parecia um óptimo abrigo, é ou não é?

A moral da moral é: onde é que temos passado o nosso tempo? Onde é que nos sentimos seguros? Tu vais a correr para os braços de Deus quando o perigo aparece? Se estiveres acostumado a aninhar a tua cabeça no Seu peito, a ouvir a Sua voz, a conversar com Ele. Se tu não estimulas essa familiaridade com a proximidade de Jesus, quando precisares recorrer a Ele o teu passado de negligência vai interferir, vai te dar a impressão de “agora é tarde”, “fui longe demais”, ou então tu vais ficar com um pé atrás, a pensar: “será que ir ter com Deus funciona mesmo?” Essa desconfiança é fatal, porque não permite que nos ponhamos em sintonia com o Céu. A Bíblia diz: “...é imprescindível que aquele que se achega a Deus creia que Ele existe e premia a quem O busca” (Hebreus 11:6). 
Como conseguir crer na hora da maior necessidade se antes não nos treinámos com coisas mais fáceis?
Se estiver assim a tua vida, pensa que está na hora de aprender a subir as árvores, porque a tempestade vem para todos, mais dia, menos dia, e não manda avisos. 
Prepara-te agora. Passa mais tempo com Jesus.


Sem comentários: