A Montanha

Meu pai viveu quarenta anos nas montanhas do meu país, o Perú. Ele passava cinco dias por semana enterrado, embaixo da terra, trabalhando nas minas.
Sábado e domingo saía.
Seu "hobby" quando estava sozinho, era subir as montanhas. Ele não era um alpinista. Ele não tinha corda, nem equipamento necessário, mas gostava de subir montanhas.

Há uma montanha, lá onde meu pai morava, chamada Puipui, uma montanha de mais ou menos seis mil metros acima do nível do mar.
Ele sonhava conquistar aquela montanha.
Ele queria subir e colocar uma bandeira no topo quando chegasse lá.
Meu pai, quando nós éramos pequenos, gostava de mostrar as montanhas e dizer: "Eu plantei uma bandeira naquela montanha.
Plantei outra naquela lá."
E ia apontando suas conquistas na cadeia de montanhas que existia na região das minas onde ele trabalhava.
Mas ele nunca conseguiu subir a montanha de Puipui.
Eu devia ter quatorze anos e meu irmão dezessete quando ele disse: "Desta vez eu vou subir o Puipui e vou com vocês."
Saímos às quatro da manhã, andamos, andamos, andamos, andamos até que começamos subir a montanha.
À medida que subíamos, meu irmão e eu víamos o cansaço do meu pai.
Meu pai casou muito tarde, com cinqüenta anos.
Quando eu tinha quatorze e meu irmão dezessete, ele já tinha bastante idade.
Nós podíamos perceber o cansaço nos olhos, no corpo, no rosto do meu pai, mas continuávamos subindo, subindo.
Nós resistíamos, mas sentíamos que ele estava perdendo o fôlego.
De repente meu pai parou.
Faltavam uns cinqüenta a sessenta metros para chegarmos ao topo da montanha, mas ele se deitou cansado perto de uma rocha e disse:
"Filhos, eu não posso mais!
Não posso mais!"
Meu irmão mais velho, tentando encorajá-lo, disse:
"Pai, descanse. Descanse o tempo que quiser, mas você vai chegar com a gente lá em cima."
E ele respondeu:
"Não filhos, eu não posso mais."
Meu irmão insistiu:
"Mas pai, você sempre sonhou chegar no topo de Puipui, e faltam só cinquenta metros!
A gente espera.
Nós não vamos sem você."
E ele disse uma coisa que nunca vou esquecer:
"Continuem.
Cheguem vocês.
Eu vou ficar olhando.
Cheguem lá e coloquem a bandeira.
Porque se vocês o fizerem, será como se eu estivesse fazendo.
Eu conquistei muitas montanhas, mas desta vez cheguei até aqui e não posso mais.
Mas vocês são a prolongação da minha vida, vocês são a minha vida.
Vocês chegarão lá, eu não posso mais."

Pr. Alejandro Bullón

Na tua vida não podes pactuar com as dificuldades, ou as vences ou és vencido por elas.
Com Jesus na tua vida tudo é possível!

Sem comentários: