NÃO ESPERES SER ENTENDIDO!

O coração conhece a sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho. Prov. 14:10.
Estás triste hoje por algum motivo? Ninguém compreende o que trazes no coração? A vida é assim. É isto que Salomão afirma hoje. Só tu conheces a verdadeira dimensão da tua alegria ou da tua tristeza.
O coração é um cofre fechado. Ninguém pode abri-lo. Não podes explicar, com palavras, o que existe dentro do santuário sagrado de teu mundo interior. Por isso, é preciso aceitar a realidade da vida, sem esperar ser “compreendido”.
Mas Deus não te deixou abandonado neste mundo para carregar sozinho a tristeza que muitas vezes chega à tua vida. Jesus diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.” Mat. 11:28. Jesus é refúgio para agoniados e tristes, consolo para afligidos, esperança para os desesperados e segurança para os temerosos.
É possível que nesta vida ninguém te compreenda. As pessoas te julgarão por tua aparência e não pelo teu coração. Elas se impressionarão com o título académico que tu possuis e não com a disposição interior que tens para lutar e crescer. Se ficares parado, esperando ser entendido pelos outros, desperdiçarás a tua vida em lamentações e queixas. E quando abrires os olhos, o tempo terá passado.
Aceita hoje o desafio de construir a vida de um modo diferente. Confia menos no ser humano e mais em Deus. Quando as flechas da incompreensão humana aparecerem intempestivamente, esconde-te nos braços de Deus, conta-Lhe tudo. Ele não ignora a tua situação. Quando abres o coração a Deus, a dor torna-se menos intensa, o fardo mais leve e a escuridão menos densa.
Faz de Deus o teu amigo de cada dia. É melhor andar com Ele na escuridão do que caminhar sozinho em plena luz do dia, à espera de ser compreendido pelas pessoas. Em vez de querer ser compreendido, tenta compreender. Em vez de esperar uma mão auxiliadora, estende a tua mão para socorrer. Sempre existe alguém mais carente do que tu. A vida é assim. Talvez para que a dor não seja tão grande.
Começa o teu dia lembrando-te de que “o coração conhece a sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho”.
A. Bullón

Sem comentários: