Eu Acho

Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. Prov. 14:12.
Outro dia, encontrei uma pessoa pedindo ajuda na estrada. O carro estava com um pneu furado. “Eu supunha que tinha o meu pneu de emergência, mas não tinha”, disse ele, todo envergonhado. Sabe? As suposições são traiçoeiras e perigosas. Suposições são coisas que você acredita serem verdadeiras, e às vezes acabam por ser falsas. As suposições, na maioria das vezes, são néscias e incorrectas. Você acha que está no caminho certo, que a sua ideia é extraordinária ou que a imagem que você tem de uma pessoa é acertada. No entanto, com o correr dos dias, descobre que estava completamente enganado.
Existem pessoas que perderam grandes oportunidades simplesmente porque fizeram suposições erradas. Quando nos deixamos levar por suposições, ferimos pessoas queridas e até destruímos relacionamentos significativos. Por isso, o provérbio de hoje afirma que o fim de seguir o caminho que tu supões correcto pode ser a morte.
Mas, afinal de contas, não é responsabilidade nossa escolher o caminho a seguir? Não somos nós que temos que saber se este ou aquele é o caminho o certo? Será que o conselho divino é que nós devemos orientar a nossa vida seguindo apenas a opinião das pessoas? Não, claro que não. O conselho divino é: Não te deixes levar por suposições. Fundamenta as tuas convicções. Acreditas em algo porque todos acreditam ou porque achaste razões sólidas para aceitar este ou aquele conceito?
Fundamentos sólidos para apoiar qualquer conceito só podem ser achados numa fonte que, ao longo da história, tem provado ser infalível. Essa fonte de sabedoria não pode ser apenas o acumular de experiências ou conhecimento humano. Precisa ter sua origem em Alguém que é eterno e imutável. Essa fonte é a Bíblia. Seus princípios são eternos e infalíveis.
Se hoje leste esta mensagem com humildade, perceberás que o Espírito de Deus está a chamar o teu coração para reflectir. A decisão transcendental que tu vais tomar hoje está fundamentada naquilo que tu supões ou nos princípios da palavra de vida? Isto é básico, porque “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Sem comentários: