O Evangelho em Gálatas

Esta semana começamos um novo estudo da lição. Vamos falar na carta de Paulo aos Gálatas.
Começámos a estudar sobre um enorme apóstolo de Deus, Paulo. Mas antes de falarmos de Paulo, temos obrigatoriamente de discutir "uma outra pessoa" que era Saulo. E porquê?

Saulo era considerado o líder do judaísmo e a ideia de que Jesus iria ser executado como o pior dos criminosos não encaixava bem nas ideias de Saulo e daí ter sido um perseguidor muito severo dos cristãos. Era de tal forma severo ("para descrever o comportamento descontrolado e destrutivo de um javali" lição de segunda-feira) ao ponto de pegar homens, mulheres e até crianças para as levar para a execução. Note-se também que Saulo aparece na bíblia pela primeira vez no apedrejamento de Estêvão (Actos 7:58). Só uma pessoa o poderia converter e mostrar-lhe o verdadeiro caminho. De facto, é de salientar que Saulo estava a fazer tudo na sua mais pura ingenuidade, na sua sinceridade perante os seus conhecimentos.

Mais tarde sabemos que Jesus aparece a Saulo quando este se encontrava a caminho de Damasco numa mula, e Jesus aparece num clarão e sabemos também que apenas Saulo ouve a voz de Deus e pergunta "Quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." (Actos 9:5) e é nesse momento que Saulo vê que realmente Jesus é o verdadeiro Messias. Saulo agora passa a ser Paulo pois tinha-se convertido ao Senhor.

Quando Paulo se dirigia a Damasco para casa de Judas a mandado de Jesus para aguardar por Ananias, Jesus deu uma tarefa muito complicada a Ananias que era dizer a Paulo os planos que Jesus tinha para ele. Certamente que Ananias terá ficado confuso pois ele mesmo diz a Jesus que Paulo tivera sido um grande perseguidor dos cristãos. Ananias com a sua enorme fé em Deus e com a certeza de que tudo iria correr bem assim o fez. Era realmente o plano de Deus para Paulo, Deus queria que Paulo usasse toda aquela ferocidade que tivera utilizado na defesa do Judaísmo para o Cristianismo e ele realmente o fez. E fez de tal maneira que se tornou um líder no cristianismo. Ficamos a saber que Deus realmente conhece-nos e sabe tudo acerca de cada um de nós.

Passados 5 anos pós conversão de Paulo, o chamado do Senhor a Paulo é reconhecido quando Barnabé chama Paulo para ser um apóstolo em Antioquia, uma enorme cidade daquela altura (cidade que se encontrava a cerca de quinhentos quilómetros a norte de Jerusalém com aproximadamente meio milhão de habitantes, local onde em tempos de perseguição de Paulo muitos crentes tinham fugido). E Paulo realmente vai para Antioquia e é nesse mesmo lugar onde pela primeira vez os apóstolos, os seguidores de Cristo e até os discípulos foram chamados de Cristãos. Deus certamente que tem um trabalho para cada um de nós e no momento certo vamos ser chamados, tal como Paulo, a realizar essa mesma tarefa.

Paulo sem dúvida que estava preparado para pregar naquele lugar, mas houve uma das grandes confusões na igreja daquela altura e foi devido ao facto da circuncisão. Os Judeus daquele tempo queriam que os gentios "virassem" judeus. Paulo vê-se obrigado a actuar nessa mesmo "luta" e defender o contrário alertando para o fim da circuncisão e para o início do baptismo.

"Saulo de Tarso, a caminho de Damasco, facilmente podia ter sido fulminado pelo Senhor, e, dessa forma, o poder perseguidor teria sido muito enfraquecido. Mas Deus, na sua sabedoria, não só poupou a vida de Saulo como a converteu, transferindo assim um campeão de campo inimigo para o lado de Cristo."
Que Deus possa fazer o mesmo com cada um de nós,

Bom Sábado ;)

Sem comentários: