A Escolha É Tua!


Pepe era um tipo de pessoa que todos gostariam de ser.
Sempre estava de bom humor e sempre tinha algo positivo a dizer. Quando alguém lhe perguntava como estava, ele respondia: "Espectacular".
Ele trilhou muitos caminhos e vários dos seus colaboradores o seguiram em todos eles.
A razão por que o seguiram foi pela sua atitude: era um motivador natural.
Se um empregado estivesse num dia mau, Pepe sempre aproximava-se dele para mostrar o lado positivo de cada situação.
Ver este estilo de vida, realmente, causou-me curiosidade, até que um dia fui perguntar ao Pepe:
Não entendo. Como é possível ser uma pessoa positiva todo o tempo...Como é que consegues?
Pepe respondeu:
Todas as manhãs acordo e pergunto-me: “ Pepe, tens duas opções hoje: podes escolher ficar de bom humor ou de mau humor; eu escolho estar de bom humor ". Cada vez que acontece algo mau, posso escolher entre ser uma vítima ou aprender alguma coisa útil com a situação. Escolho aprender ".
Cada vez que alguém se vem queixar comigo de algo, posso aceitar a sua queixa ou posso mostrar-lhe o lado positivo da situação. Escolho mostrar-lhe algo de positivo.
Sim, claro, mas isto não é tão fácil, argumentei.
É sim, disse Pepe. Tudo na vida são escolhas. Quando se separa todo o resto, cada situação é uma escolha. Tu decides como vai reagir em cada situação, tu decides como cada pessoa afectará a tua escolha, tu escolhes ficar de bom ou mau humor. Resumindo, tu escolhes como viver a Vida.
Reflecti sobre o que Pepe me tinha dito.
Pouco tempo depois, por motivo de mudança de residência, perdemos o contacto, porém com frequência pensava em Pepe, sobre tudo quando tinha que fazer algum tipo de escolha na vida e de como reagir diante dela.
Muitos anos depois, soube que Pepe tinha feito algo que nunca se deve fazer quando se tem um comércio, deixou a porta de atrás aberta, e uma manhã foi assaltado por três ladrões armados.
Enquanto tentava abrir o cofre, a sua mão, tremendo nervosamente, errou a combinação. Os assaltantes ficaram zangados e atiraram nele.
Por sorte, Pepe foi socorrido rapidamente e levado a um pronto-socorro. Depois de 8 horas de cirurgia e semanas de terapia intensiva, Pepe teve alta, ainda com fragmentos de bala no seu corpo.
Encontrei-me com o Pepe seis meses depois do incidente, e quando lhe perguntei como estava, recebi a inevitável resposta:
"Espectacular".
Perguntei o que lhe passou pela cabeça no momento do assalto. E ele respondeu:
" A primeira coisa que veio à minha mente foi que devia ter fechado a tranca da porta de trás. Quando estava caído no chão, pensei que tinha 2 opções: podia escolher viver ou podia escolher morrer. Escolhi viver".
Não sentiste medo? Perguntei.
Pepe continuou: "Os médicos foram fantásticos. Não deixavam de dizer-me que eu ia ficar bom. Porém quando me levaram a sala de cirurgia e vi as expressões nos rostos dos médicos e enfermeiras, realmente assustei-me. Podia ler nos seus olhos: " é um homem morto." Soube então que tinha que tomar uma decisão”.
O que fizeste? Perguntei:
Pepe respondeu-me e disse: "Bom, um dos médicos perguntou-me se eu era alérgico a algo, e respirando fundo gritei: - "Sim, a balas" - Enquanto eles riam, eu disse: "estou escolhendo viver, operem-me como se eu estivesse vivo, não morto".
pepe sobreviveu por causa da eficácia dos médicos, porém sobretudo por sua genial atitude.
Aprendi que CADA DÍA TEMOS A ESCOLHA de viver plenamente, a ATITUDE, no final, É TUDO.
No fim, a decisão de como eu sou, como eu me vejo, como me sinto e como vivo, é só minha.
Com CRISTO no coração farás sempre A ESCOLHA CERTA.

Sem comentários: