Lição 3 - O Homem: Obra de Deus - 14 a 20 de Outubro de 2012


A lição desta semana leva-nos a um ponto, mais um vez, importante que é o assunto de nossa origem. Existem duas formas de pensar, e elas são completamente diferentes, a lição diz-nos que são ideias radicalmente opostas uma à outra. Uma fala de evolução, que nascemos do mero acaso através da luta para progredir, através do sofrimento e temos uma resposta à nossa origem, através da Bíblia que nos ensina que fomos feitos com um propósito, que tudo o que existe em nós, tem uma razão de ser.
            Génesis 1:27 diz-nos "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou." Se havia dúvidas acerca da nossa origem, a bíblia começa a esclarecer-nos nesse ponto. "A Escritura não abre espaço a qualquer ideia do acaso. Fomos feitos com um propósito distinto, e foram-nos dadas uma natureza e uma essência distintas logo desde o princípio. Feitos "à imagem de Deus" é um propósito (...)". Deus, que é amor, fez-nos com o propósito de O glorificar, de O amar, de fazer bem. Adorar a Deus é o mesmo que amá-Lo em reconhecimento. 
            A lição de Segunda-feira e de Terça-feira dá-nos alguns pontos importantes nesta questão. Diz-nos que "Ser criado à imagem de Deus parece ser necessário para uma determinada função: neste caso, para ter "domínio" sobre o resto do que Deus tinha criado. (...) Ser criado à imagem de Deus significa também que os seres humanos deviam representar Deus no mundo. (...) Então ser feitos à imagem de Deus envolve certamente a capacidade de relacionamentos íntimos e amorosos (um facto que reflete seguramente o relacionamento na própria Divindade).".
            Porém o pecado, marcou todos os aspecto da vida humana. Adão, alguém também criado por Deus, não um ser mítico ou algum símbolo, caiu em pecado. Neste aspecto seria importante que lê-se Romanos 5:12-21. Foi de facto Adão que permitiu que o pecado entrasse na terra (Romanos 5:12). Foi aí que Jesus Cristo desceu a esta terra. Não havia ninguém melhor ou mais parecido com o pai do que o próprio filho. É como se ele fosse o "segundo Adão" e veio restaurar esse mal nesta terra. Diz-nos em Romanos 5:15 "Pois se pela ofensa de um morrerão muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos." e ainda Romanos 5:20 e 21 diz que "Mas onde o pecado abundou, superabundou a graça, para que, assim como o pecado reinou pela morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo nosso Senhor."
            Mas pela graça de Deus temos a oportunidade "de renovação e de restauração da imagem de Deus em nós, pelo menos até certo ponto." "O verdadeiro objectivo da educação é restaurar a imagem de Deus no indivíduo. (...) O pecado manchou e quase fez esquecer a imagem de Deus no homem. Foi para a restaurar que se tinha concebido o plano da salvação, e se concedera ao homem, um tempo de graça."
            Que hoje eu e tu possamos nos reconciliar com Deus ao ponto de reflectir-mos o seu amor. Deus tem o propósito de restaurar a Sua imagem, na medida em que os Seus filhos aceitam os méritos de Cristo. Estás tu pois, disposto a aceitar esse propósito? Que Deus te abençoe grandemente. Amém. 

Sem comentários: