ONTEM COMO HOJE?

Um dia, antes de subir ao Céu, os discípulos perguntaram a Jesus: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?”
Jesus respondeu-lhes que a eles não lhes competia saber os tempos e as datas estabelecidas por Deus, mas ao mesmo tempo deu-lhes algumas pistas em relação ao seu retorno: “ Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.”
Ok. E como é que foi nos dias de Noé?
“O Senhor viu que toda a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.”
Estes textos da Bíblia afirmam que nos dias de Noé havia muita violência, imoralidade e desconhecimento de Deus. Agora compara com os nossos dias. Como é que a humanidade se comporta? Como é que as pessoas dos nossos dias se assemelham com as do tempo de Noé? “…egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, traidores, precipitados, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade,…” toda uma lista de características que nenhum de nós desejará ter.
A grande notícia que Noé anunciava era a vinda do Dilúvio. Iria chover pela primeira vez. Suponho que era mesmo uma mensagem esquisita para aqueles tempos. Quem iria acreditar em algo assim? Até ali nunca tinha caído sequer uma gota do céu.
Pois é. Isto significava que a mensagem de Noé não era popular, ainda hoje a Bíblia não é uma mensagem popular.
Noé pregou durante 120 anos. No início, muitos acreditaram na sua mensagem. Talvez alguns tenham colaborado com ele na construção da arca. Quem sabe, alguns deram dinheiro para ajudar a sua construção. Mas o Dilúvio não chegava. “As previsões do tempo” não anunciavam chuva”. A ciência afirmava que do ponto de vista científico era “impossível” que caísse agua do Céu.
Passaram-se 120 anos. Ninguém mais acreditava que o Dilúvio aconteceria. Os únicos que estavam preparados e entraram na arca foram Noé, sua esposa, seus três filhos e suas três noras. Ninguém mais… 
Onde estavam os que creram no início? Todos tinham desistido pelo caminho. O tempo tinha-se encarregado de apagar toda a esperança dos seus corações.
Um dia, quando ninguém achava que algo de extraordinário pudesse acontecer… quando o mundo inteiro acordou como se aquele fosse um dia mais,… de repente alguém observou algo estranho no céu. Era uma nuvem que aumentava cada vez mais de tamanho. Era escura e crescia assustadoramente. O céu ficou escuro. Pela primeira vez se ouviu um trovão que iluminou todo o céu. Foi então que todos se lembraram de Noé e da sua “louca” arca. Todos correram pedindo socorro, mas a porta da arca tinha sido selada pelos anjos,… já era tarde e mais ninguém poderia entrar.
“Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.”[Mateus 24:39]
Antes do Dilúvio as pessoas não estavam preparadas e agora, para a vinda de Cristo? Será que estamos preparados ou que já nos cansámos de esperar? Em que situação se encontra a nossa relação com Cristo?

Sem comentários: