Eu Também Quero Experimentar!


"Próximo das quatro horas da madrugada, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima das águas." Por cima das águas! Isso era demais para eles. Não é de admirar que eles, no seu cansaço, pensassem que era um fantasma. Eles não reconheceram o seu Mestre. Jesus teve que os sossegar de longe: 'Sou eu, não temais!"
Ou Pedro reconheceu a voz, ou foi o mais rápido do grupo. De qualquer modo, ele respondeu: "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas."
O que é que acham da reacção de Pedro? Impensada?
Infantil? Eu acho que é perfeitamente compreensível. Condiz perfeitamente com ele. Pedro não seria Pedro se não tivesse reagido assim! Ou pensas que o seu comportamento é atrevido? Será que ele só se quer armar perante os colegas que estão no barco? Para lhes mostrar: "Seus medricas! Agora vou mostrar-vos como é! Estava Pedro a mostrar as suas capacidades?
A lista das possíveis razões para o seu comportamento é longa. Possivelmente Ele só queria estar perto de Jesus. Sim, certamente.
Sabes o que é que eu imagino? Pedro tinha duas razões para se comportar assim: por um lado ele queria viver qualquer coisa; pois ele gostava de viver novas experiências. Podes sentir isso? Eu não conheço o teu ambiente familiar ou da igreja. Se calhar tu tens mesmo muito a ver com as pessoas que são conservadoras. Elas sentem-se seguras, se tudo decorrer como de costume e segundo as regras, se nada de anormal acontecer, nada a que elas não estejam habituadas, quando elas sabem em que é que podem confiar, quando tiverem o controlo do barco os pés assentes no chão, por assim dizer. Se for este o caso, então podes sentir pena por seres uma pessoa que gosta de novas experiências. Tu anseias por novas formas, novos caminhos, não queres que a tua fantasia e criatividade se enferrujem. Tu temes a rotina, o poder do hábito, finalmente pede-se criatividade na profissão, e nós vivemos num mundo de inovações!
Consegues entender Pedro um pouquinho melhor? Ele queria viver algo, algo novo! E como é que Jesus reagiu a isso? Mais ou menos assim: "seu gabarola! Fica onde estás! O que é que tu queres verificar? Amadurece! Cresce na fé! Acautela-te! Conforma-te! Aprecia o que tens! Mantém-te na média! Tu não podes passar sem chamar a atenção!? Não! Nada disso! Pelo contrário. Depois de Pedro ter pedido a Jesus: "Senhor se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas", Jesus respondeu-lhe: "Vem!" Simplesmente - como se o desejo fosse a coisa mais natural do mundo! E o que fez Pedro? Ele não pensou duas vezes: Ele saiu imediatamente do barco e foi ter com Jesus por cima das águas. Também simplesmente com se fosse a coisa mais natural do mundo. Como se Jesus assim o quisesse e desejasse.
Assim o quisesse? Sim, eu creio que Deus quer que nós tenhamos uma experiência! Porque Ele é um Deus vivo, não pode existir na fé nenhuma teoria obscura e maçadora. Deus quer que nós tenhamos uma experiência com Ele! É como se Deus tivesse colocado em cada um de nós o desejo imenso de viver uma vida de emoção. Jesus chama a isso "Viver em pleno", e com isso Ele quer dizer muito mais, do que apenas a vida quotidiana!

Sem comentários: