Uma Pedra No Teu Caminho

Era uma vez um homem muito rico, que viveu num grande castelo perto de uma aldeia. Ele amava os seus vizinhos que eram pobres e estava sempre a conceber meios para os proteger, apoiar e melhorar a sua condição. Plantava árvores, fazia obras importantes, organizava e pagava as festas populares, e junto à árvore de Natal que preparava para os seus filhos colocava outras prendas para as crianças da aldeia.
Mas aquela pobre gente não amava o trabalho, e isto fazia-os escravos da miséria.
Um dia o dono do castelo levantou-se muito cedo, colocou uma grande pedra no caminho para a aldeia e escondeu-se por perto para ver o que ocorreria quando as pessoas passassem.
Pouco depois passou um homem com a sua vaca. Resmungou ao ver a pedra no meio do caminho mas não lhe tocou. Preferiu contorná-la e depois seguiu no seu caminho.
Passou outro homem depois de este, e fez o mesmo. Depois seguiram-se outros. Todos demonstravam o seu incómodo ao ver o obstáculo e quase todos reclamavam por a pedra ali estar; mas ninguém a tirou do caminho.
Por fim, ao anoitecer, passou por ali um rapaz, filho do moleiro. Era trabalhador e estava cansado por causa do seu duro trabalho.
Ao ver a pedra disse para si mesmo:
“A noite vai ser escura, e algum dos meus vizinhos ainda se vai aleijar contra esta pedra. Seria bom tirá-la daqui.” E de seguida começou a trabalhar para a tirar dali. A pedra era muito pesada, mas ele empurrou-a e depois de muito esforço conseguiu removê-la do meio do caminho.
Então viu a surpresa que estava debaixo daquela grande pedra, um saco cheio de moedas de ouro. O saco tinha uma placa que dizia:
Este ouro é para aquele que tire a pedra do caminho.
O rapaz ficou muito contente com o seu tesouro encontrado, e o homem rico voltou também para o seu castelo, contente por ter encontrado um homem que não fugia dos trabalhos difíceis, e que pensava no benefício do seu próximo.
O filho do moleiro aprendeu aquilo que muitos de nós nunca chegamos a compreender!
Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa situação.

Sem comentários: