Porto Príncipe, Haiti ... [ASN] Agências de ajuda humanitária de todo o planeta estão unidas em um só pensamento: reduzir os efeitos desastrosos do devastador terremoto do Haiti. Com experiência de dezenas de anos em situações de emergência no mundo inteiro, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), braço social da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem feito sua parte no país da América Central. Na capital do país, Porto Príncipe, a agência adventista montou um centro de comunicação e se estruturou para garantir água potável aos sobreviventes e mesmo para quem auxilia nas buscas. A estimativa é que, por dia, 40 mil refugiados sejam beneficiados com água pura garantida nesta ação, juntamente com o grupo Global Medic.
Ajuda integral – Sem distinção de credo religioso, os adventistas, assim como outros grupos religiosos, não medem esforços para colocar suas instituições a serviço dos refugiados e atingidos pela catástrofe. De acordo com as informações do site da sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América Central, chamada Divisão Interamericana, foi liberada uma ajuda inicial de 100 mil dólares de ajuda inicialmente somente pela própria Divisão, além de outros 500 mil dólares provenientes de outras divisões adventistas ao redor do mundo. A Universidade Adventista de Porto Príncipe abriu suas portas para a comunidade e pelo menos 15 mil pessoas puderam se abrigar em suas dependências. Foram destacados profissionais da área médica, oriundos dos hospitais adventistas de Loma Linda (Estados Unidos), Martinica e do Centro Médico da Universidade Adventista de Montemorelos, no México, para formar um corpo técnico de apoio nos hospitais de campanha montados para atender os feridos.
Fundo especial – Um fundo especial foi criado pela Igreja Adventista na América Central com a finalidade de garantir recursos para compra de materiais de extrema necessidade, especialmente para os membros adventistas. Os donativos podem ser enviados por cheque para a Divisão Iinteramericana, indicando que é para Haiti Catastrophe Fund, 8100 S.W. 117th Avenue, Miami, Florida, 33183. Os doadores também podem mandar e-mail para catastrophefund@intermerica.org ou enviar transferência bancária. Outras informações sobre estes procedimentos podem ser vistas no site, em inglês, http://www.interamerica.org/users/index.php?type=news&id=1435&language=en.
[Equipe ASN, Felipe Lemos com informações de Libna Stevens]
Sem comentários:
Enviar um comentário