Cuidado com o Vulcão!


No ano 79 a.C., as lavas furiosas do vulcão Vesúvio atingiram as cidades de Pompeia e Herculano. Entre os milhares de pessoas que morreram, muitos tiveram suas histórias reconstruídas pela arqueologia moderna.

Quando a chuva de cinzas e pedras atingiu as cidades, o pânico tomou conta da população. Muitas casas ruíram ou simplesmente desabaram com as explosões. Um escravo tentou fugir; mas, em meio à escuridão e os gases tóxicos, resolveu ficar e procurar um lugar seguro. Com toda pressa, ajuntou os tesouros da casa, as jóias, os copos de ouro e os talheres de prata. Ao carregar todo aquele peso, seus pulmões buscaram mais ar, e os gases o fizeram perecer alguns metros adiante.

Na rua de Stabias, em Herculano, havia um famoso mosaico representando um cachorro, em que se encontravam as palavras “Cave canem”. Ali, duas jovens perderam a vida enquanto procuravam suas estimadas jóias.

Em uma das portas da cidade, muita gente corria desesperadamente à procura de salvação. Aqueles que moravam nos bairros mais próximos do mar conseguiram se salvar. Entre estes, havia um homem chamado Caius Sallustius, cuja casa ficava na rua de Mercúrio. Sua mulher, no entanto, tentando reunir as jóias e o dinheiro, perdeu tanto tempo que, ao sair da casa para fugir, foi alcançada pela fúria do vulcão.

Para aquelas pessoas, a salvação só valeria a pena se os pequenos deuses particulares estivessem ao seu lado. Acabaram perdendo a vida e aquilo que levavam.

Quando fazemos de algo ou de alguém a coisa mais importante da nossa vida, a ponto de Deus ficar em segundo plano, perdemos a protecção que Ele quer nos dar. As lavas da cobiça e as cinzas da idolatria são mortais. Não perca tempo e fuja delas o mais rápido possível!

Sem comentários: