Desistir da Vingança


Sendo que passei quase trinta anos trabalhando para fortalecer as famílias, fiquei fascinada com a história de um homem que passou as últimas décadas (sim, décadas) da sua vida de casado dormindo na outra extremidade do corredor, afastado da esposa. Parece que uns trinta anos antes a sua esposa achou que ele não mostrou empatia quando sua filha de cinco anos adoeceu. Para ensinar-lhe uma lição, ela saiu do quarto do casal e foi dormir num outro quarto. Todas as noites, durante 30 anos, ele esperou que ela viesse e lhe dissesse: "Desculpe-me." Todas as noites, durante 30 anos, ela esperou que ele chegasse e lhe dissesse: "Sinto muito." Cada um esperou pelo outro, e nenhum tomou a iniciativa.
Podemos dizer: Mas que ridículo! Teria sido tão fácil que um deles procurasse o outro para se desculpar e encerrar o assunto. Mas às vezes chegamos a pensar numa centena de razões pelas quais não devemos perdoar alguém que nos magoou. Dizemos: "Não me compete tomar a iniciativa" ou "Só vou perdoar se ela pedir perdão" ou "Se eu perdoar, ela pode fazer a mesma coisa de novo!"
Mas é o perdão, e o perdão somente, que pode interromper o ciclo de culpa e dor. A palavra grega para perdão significa literalmente soltar, desprender, libertar-se. O estado de um coração que não perdoa leva ao ressentimento. O ressentimento se agarra ao passado, revivendo cada momento da mágoa, revirando-a e reativando-a repetidas vezes.
O perdão de uma falta oferece uma solução para o problema. Quando você toma a iniciativa de desculpar-se, o coração do culpado começa a derreter-se. Pode não determinar quem está certo e quem está errado. A questão de quem está certo e quem está errado não será decidida. Dizer "Sinto muito" permite que o relacionamento comece de novo. O perdão nos permite uma nova conexão com alguém de quem estávamos alienados. Enquanto não perdoamos a pessoa, permanecemos acorrentados a ela.
O escritor Phillip Yancey declara: "A única coisa mais difícil que o perdão é a alternativa." Existe alguém na sua vida a quem você precisa perdoar? Se a resposta é até mesmo um "sim" pela metade, não há momento melhor do que agora para dar o primeiro passo e dizer: "Desculpe-me." Você romperá as cadeias que a prendem a essa pessoa. O perdão oferece autêntica liberdade.
Nancy L. Van Pelt
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:32, NVI.

Sem comentários: