A fé da velhinha

Há vários séculos aconteceu um grande cerco à cidade de Carcassonne, na França. Já não havia mais o que se comer. Desesperado, o presidente da câmara reuniu o povo para falar a respeito da inevitável rendição, porque as provisões se tinham acabado. Uma velhinha esquelética e mal vestida gritou em protesto:
- Nunca! Isso não. Não é hora para desânimo. Sigam a minha orientação e verão como o inimigo se irá embora. Salvemos a cidade e as nossas vidas!
Vendo-a tão convicta, o presidente da câmara decidiu dar-lhe ouvidos.
- Traga-me uma vaca, antes de mais nada – ordenou a velhinha, decidida.
- Já não há mais vacas, todas já foram sacrificadas – exclamou o presidente da câmara.
A velha insistiu. Os soldados e o povo saíram vasculhando toda a cidade, até que encontraram uma escondida num estábulo e a trouxeram.
- Agora preciso de um grande caldeirão de comida consistente – disse ela.
Novo protesto e nova insistência, até que a exigência foi cumprida, e a vaca comeu toda a comida. Depois disso, a velhinha ordenou à sentinela que abrisse o portão e impelisse a vaca para fora. Vendo a vaca, os inimigos conduziram-na ao acampamento e lá começaram as ponderações, até decidirem matar o animal para terem carne abundante. Quando, depois de morta, a abriram, ficaram espantados com a quantidade de cereais. Ao saber do facto, o comandante, perdendo totalmente a esperança de uma vitória através do cerco, disse:
- Se o povo desta cidade ainda tem tanto alimento, ao ponto de oferecê-lo até aos animais, não será para tão cedo a sua rendição. É bastante provável que aqui no acampamento a gente passe fome antes deles… Pensei que já estivessem famintos, mas me enganaram. A prova está que eles não comeram a vaca. Devem ter provisões em abundância!
Foi assim que naquela mesma noite, desanimado, o comandante reuniu os soldados com seus oficiais e optaram por deixar o acampamento e abandonar a ideia de persistir no cerco. E dessa maneira a cidade de Carcassonne ficou novamente livre e independente. O povo, feliz com a saída inteligente da velhinha, carregou-a em triunfo num desfile e decidiram sustentá-la de forma digna e confortável pelo resto dos seus dias.

Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás ao teu redor e dormirás tranquilo. (Job. 11:18)

1 comentário:

Doutrina Cristã disse...

Confie a Deus o que você faz, e seus projetos se realizarão (Pv. 16:3).