Sabes o que é que o jovem rico e o irmão do filho pródigo têm em comum?
A certeza de que as suas obras eram o suficiente para agradar o Pai. Ambos dependiam de suas acções.
Eles representam muitos dos sinceros filhos de Deus que lutam para viver uma vida irrepreensível como meio de salvação e não como fruto da mesma. O texto de hoje parece dar respaldo a esse tipo de comportamento, na aparente soberba de David ao dizer: “Tenho andado na minha integridade.”
David era um pobre pecador arrependido que se apoderou da justiça divina a ponto de dizer: “minha integridade”.
Ao olhar para este texto, vem à minha mente a imagem de muitas pessoas que dizem: “Nunca vou conseguir ser um bom cristão! Não posso vencer meus maus hábitos e vícios! Nunca vou conseguir ser integro!”
Talvez tu vivas esta realidade. Lutas diariamente para vencer e sentes que não consegues nenhum avanço. Foi o que ouvi de Ivan enquanto ele consertava o meu relógio: “Não gosto de ser assim. Luto para vencer, mas não consigo!”
A expressão integridade, em hebraico, quer dizer literalmente “coração inteiramente dedicado”. O segredo não é viver uma vida correcta como meio de receber o que Deus prometeu. A chave é manter o coração inteiramente dedicado a Deus e confiar nEle sem vacilar. É a confiança em Deus que faz do fraco forte, que levanta o caído e restaura o ferido.
O texto de hoje é uma súplica por justiça. David era acusado de traição a Saul, e este procurava matá-lo. A única arma de David era a justiça de Deus e essa também é a única arma para vencer o mal que destrói nosso mundo interior.
A justiça de Deus é amor, porque Deus é amor. A justiça de Deus levanta o ser humano e restaura nEle a imagem perdida de Deus. A justiça de Deus faz pelo homem o que ele não pode fazer por si mesmo. Não te esqueças disto nas horas em que te assaltar o temor de estar completamente perdido.
Não carregues mais o peso da culpa. Joga fora a sensação de lutar e nada conseguir. Apodera-te da justiça de Deus. Clama: “Faz-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade e confio no Senhor, sem vacilar.”
Alejandro Bullón
Não carregues mais o peso da culpa. Joga fora a sensação de lutar e nada conseguir. Apodera-te da justiça de Deus. Clama: “Faz-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade e confio no Senhor, sem vacilar.”
Alejandro Bullón
Sem comentários:
Enviar um comentário