O Frasco

Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle se refugia. Salmo 34:8.

Um pequeno frasco contendo urina estava sobre a mesa do Dr. William Osler, renomado professor de medicina na Universidade Oxford. Diante dele estava sentada uma classe cheia de jovens estudantes de medicina, de olhos arregalados, ouvindo a aula que era sobre a importância dos detalhes. Para dar ênfase ao que queria explicar, o professor disse:

– Neste frasco está uma amostra para análise. Muitas vezes, ao contacto do paladar, é possível determinar a doença que o paciente tem. – Então, o professor enfiou um dedo no conteúdo do frasco e o colocou na boca, e continuou dizendo: – Vou pedir que passem este frasco pela classe. Cada um de vocês, por favor, faça exactamente o que eu fiz. Talvez possam aprender a importância desta técnica e diagnosticar o caso.

O frasco passou de mão em mão por todas as fileiras. Cada aluno enfiava o dedo e o colocava na boca, experimentando o gosto com uma careta. O Dr. Osler pegou de volta o frasco e surpreendeu os alunos ao dizer:

– Senhores, agora compreenderão o que quero dizer quando falo sobre detalhes. Se vocês tivessem observado bem o que eu fiz, teriam percebido que coloquei meu dedo indicador no frasco, mas meu dedo médio na boca.

Detalhes são importantes em todas as áreas. Muitas pessoas aplicam em sua vida o mesmo método dos estudantes na classe do Dr. Osler. Pensam que devem seguir aquilo que já está esquematizado. Porém, se esquecem de um detalhe importante como, por exemplo, deixar Cristo transformar sua vida para que sejam as pessoas que Deus deseja. Quando não atentam para esse detalhe, a vida se torna complicada e amarga.

Não passemos por alto os detalhes importantes. Devemos dar atenção a eles em muitos momentos da vida. Se uma frase tem um “pois” ou um “apesar de” mal colocados, pode ter seu sentido modificado. Na sala de cirurgia, nos laboratórios e em tantas outras áreas, os detalhes são importantes. Muitas vezes representam a vida ou a morte.

Sem comentários: