Deus Como Redentor - Lição 3

Após termos estudado Deus como Criador (lição número 2), vamos agora ver “Deus como Redentor”.“Intimamente ligado a Deus como Criador está o Seu papel como nosso Redentor. O pecado é tão mau, tão letal, tão hostil para com o mundo criador, que só o próprio Criador poderia solucionar o problema.”
Qual foi o momento máximo da demonstração do amor de DEUS por Suas criaturas? Sabemos que quando Deus expulsou Lúcifer do céu assim como também a Adão e Eva, a “argumentação” de Lúcifer começou a ganhar algum ímpeto pois se Deus os amava, porque é que os estava a expulsar? Como é que Deus, que se diz ser um Deus de amor, pode expulsa-los do céu? Sabemos porém que Deus odeia o mal. Quando Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal o pecado entrou no mundo. Agora Deus, e só Deus poderia arranjar um solução para salvar o mundo do pecado. E que solução foi essa? Jesus, Filho de Deus, viria a esta Terra como um ser humano para morrer por nós. “Na cruz da maneira mais humilhante e inconcebível, Deus triunfa e envergonha o inimigo. (...) Deus demonstrou no Calvário quão extremamente elevado é o preço do perdão.”. Foi esta a solução que Deus encontrou para nos salvar a cada um de nós. Jesus desceu a este mundo para por fim a esta situação de pecado. “A ira de Deus sobre toda a impiedade(...) que detêm a verdade pela injustiça.” (Romanos 1:18), portanto Deus odeia o pecado porque esse pecado impede que a verdade se manifeste. Deus ama o pecador, mas não ama o pecado.
Mas no dia do pecado, iniciou-se a guerra entre o bem e o mal. A luta entre o Deus Criador e a serpente enganadora. Mas ainda antes de a guerra ter terminado, já Deus venceu. E a vitória de Deus, começou precisamente na morte do seu filho Jesus na Cruz. “Também nos foi garantido que este importante conflito não seria eterno, pois a cabeça do inimigo seria um dia esmagada.”; “E o Deus da paz esmagará em breve a Satanás(...).”.
Em Isaías 53 é nos retratado um Salvador sofredor. Um Salvador que estaria mal vestido, sujo, cheio de sangue e a carregar a cruz onde seria sacrificado. Ninguém via um Deus naquele momento, nem um Salvador. A tal ponto viram um criminoso que, não fizeram d’Ele caso algum, mas O rejeitaram, trocando-O por um verdadeiro criminoso, Barrabás. Ninguém naquele momento viu um Homem a morrer em lugar deles, em nosso lugar. Aquilo que nós deveríamos passar, Ele estava passar. "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a Sua boca; como cordeiro mudo foi levado ao matadouro..." (Isa: 53:7). "Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades..." (Isa. 53:4), o que era para ser o nosso sofrimento, foi o d’Ele.
O foco de toda a Bíblia é na redenção do ser humano. E “o que domina o pensamento de Jesus é a dádiva da Sua vida. Por muito miraculosos que o Seu nascimento e o Seu ministério fossem, a grande missão da vida de Cristo foi a Sua morte.”.
Sem a cruz, nunca mais a criação de Deus seria um lugar de paz. A cruz não só nos salva como também nos liberta da doutrina de Satanás. “Embora a Bíblia use as diferentes símbolos e metáforas para explicar a morte de Cristo, no centro de tudo está a Sua substituição, tão graficamente expressa em Isaías 53. Se alguma vez precisámos de provas de que as obras não nos poderiam salvar, temo-las na morte do próprio Deus na cruz. Afinal, o que é que seres caídos poderiam alguma vez acrescentar a isso?”. Apesar de Deus ter manifestado a sua ira sobre o pecado também revelou a forma de escapar de Satanás. Porque esperas? Deus está a chamar-te. Aceita o que Ele te está a pedir, não adies mais a tua decisão. O amanhã é sempre uma incógnita, hoje é tempo de aceitares os planos da Salvação de Deus.

Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)

Sem comentários: