No Princípio - Lição 2

“No Princípio” é o tema da lição desta semana. Tema este que tem sido alvo de “batalhas”. Criação ou Evolução? Ou os dois conceitos?
É muito difícil conciliar estes dois temas, se não mesmo impossivel. É impossivél alguém afirmar que Deus criou tudo com um propósito e ao mesmo tempo afirmar que tudo se desenvolveu do nada. “Em contra-partida, o modelo evolucionista é todo ele obra do acaso. Depois, segundo o relato bíblico, tudo foi criado com um propósito; Deus tinha um objectivo final(...)”; “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1). Que dúvidas poderão surgir se a Bíblia de forma clara nos diz que foi Deus que criou tudo a partir do nada? A lição nos diz que “Os académicos têm referido o espantoso talento artístico não apenas posto no ato da criação em si, mas também na forma como ela é apresentada na Bíblia.”. “Não há nada de impessoal na Criação, nada vazio de emoções, nada sem sentido.”
“Não há dúvida de que o mundo criado revela o amor e o poder do Criador.” Será que faz algum sentido agora o relato do sacrifício de Jesus na Cruz ? Não será este relato da Criação em Gênesis uma história falsa? Recorre Deus a processos de violência a fim de criar um ser perfeito que mais tarde cai em pecado e tem de ser redimido? “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12). Se Cristo morreu pelos nossos pecados é porque antes de isso acontecer nós já tivemos numa situação diferente dessa. Sem o pecado não faz sentido a Cruz. E Deus ao enviar o Seu filho a esta terra para morrer na Cruz, fez com que um dia pudesse vir novamente onde diz que se fará novas todas as coisas. Então que motivo teria Deus de vir morrer na Cruz se ele podia ter feito tudo de novo no princípio? “A única maneira de a Cruz ter sentido, de haver necessidade de um Salvador para remir a raça caída, é os seres humanos terem “caído” de alguma coisa, (...) passámos do que era bom para algo que deixou de ser tão bom.” Se nós não acreditamos na criação que sentido faz a Cruz? “Afinal, se Deus escolheu recorrer à evolução da primeira vez para criar este mundo, por que motivo iria Ele fazer algo diferente da segunda vez?”. A lição afirma que isso é um autêntico absurdo. Deus jamais criou o mundo dessa maneira. Cruz, Redenção e promessa de tudo novo jamais se separam.
“Apesar de muitas tentativas de misturar o ponto de vista bíblico sobre o mundo com a doutrina da evolução, os dois são diametralmente opostos.” A partir do momento em que o Cristão “perde” a história da criação de vista, perde também o plano da salvação. “Quanto mais compreendermos a natureza e o propósito da obra de Deus na Criação e o Seu cuidado evidente nas coisas que criou, menos propensos estaremos para procurar explicações que tentam negar Deus(...)”.
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)

Sem comentários: