Lição nº5 – Crescendo em Cristo – 28 de Outubro a 3 de Novembro de 2012


Temos vindo a estudar o grande conflito entre o bem e o mal durante as últimas lições. Mas vimos queassim como há um problema de uma amplitude vasta, também há uma solução ainda maior.” Esta semana o título da lição é “Crescendo em Cristo”.

Infelizmente, quer queiramos quer não, estamos inseridos num mundo de pecado. Nascemos na condição de pecadores e por mais que lutemos, pelas nossas próprias forças não conseguimos sair desta situação. Mas, graças a Deus, podemos obter a vitória porque Cristo pagou o preço da nossa redenção (Leia 1 Pedro 1:18 e 19). A lição de Domingo diz-nos “O Cristianismo é “uma religião de redenção”, na qual as pessoas são salvas da devastação do pecado, por meio daquilo que outra pessoa – neste caso, Jesus – fez por elas.”. A morte de Jesus na Cruz foi a maior prova de amor por nós. A lição continua dizendo-nos que “Ele tomou o nosso lugar, sacrificando-se a Si mesmo em nosso favor, sofrendo o nosso destino de modo a que não tivéssemos de o sofrer nós mesmo.”.
A sociedade está tão corrompida com a maldade e precisamos de ser cuidadosos naquilo que fazemos. “A Bíblia retrata o nosso mundo como estando sob o domínio de forças do mal que procuram controlar-nos e, por fim, destruir-nos.”; “A humanidade pecadora está presa por um poder ou influência mais forte do que ela.” Esta influência pecadora por vezes pode levar-nos a pensar que somos demasiado pecadores para obter o perdão de Deus, que não somos merecedores do seu perdão porque pensamos que somos as piores pessoas do mundo, as que pecamos mais. Segundo Paulo sabemos que “por muito corrompida que tenha sido a nossa natureza pelo pecado, mediante Cristo podemos ser libertados do seu poder escravizante.”. Através do nosso Deus somos “escravos libertados” do pecado. “As boas novas são que, depois da Cruz, ficou garantida a vitória contra tais forças, ainda que a batalha continue acesa. O conflito é dramático, o cósmico e feroz, mas a vitória pertence a Deus, uma vitória que nós podemos partilhar pela fé.” (Leia João 12:31; Romanos 8:38 e 39).
“Cristo veio ao mundo com o propósito de destruir as obras do diabo (Hebreus 2:14)”. “Em resumo, a Bíblia ensina-nos que a vida é dirigida por uma variedade de poderes, tantos pessoais como impessoais. Sem Cristo, o homem está à mercê desses poderes, sejam de que forma forem. (…) Contudo, por meio de Cristo, fomos libertados não só dos nossos pecados como também da servidão sob esses “poderes”. Precisamos de compreender a natureza dessa vitória e reclamá-la como nossa.”. Segundo Ellen White “Por isso, os discípulos de Cristo, deveriam as perseguições causar alegria, em lugar de tristeza, porque elas são uma demonstração de que seguem os passos do Senhor.”. A Cruz é o símbolo da vitória sobre o pecado. Que possas viver a experiência do crescimento em Cristo no contexto desse conflito. Amém.
R.Melo

Sem comentários: