Sem Desculpas


Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6.

Diretores de uma empresa viviam dias de grande tensão, negociando com líderes sindicais. Reclamavam que os seus trabalhadores estavam a abusar das baixas médicas. O sindicato discordava. Certa manhã, na mesa de negociação, o representante da empresa mostrou a página de desportos do jornal local onde aparecia uma foto de um de seus empregados, descrito como vencedor de um torneio de golfe ocorrido na cidade. "Este homem," dizia o empresário, "ligou ontem dizendo que estava doente. Mas aqui está ele no jornal, que nos mostra a sua excelente pontuação na partida de golfe."
Após um momento de silêncio, um representante do sindicato manifestou-se: "Uau, já pensou quantos pontos ele marcaria se não estivesse doente?"
Não podemos negar, às vezes tentamos encobrir os nossos erros ou nosso mau comportamento. Mas, normalmente, não vamos muito longe com isso. Os nossos pecados têm uma forma de nos encontrar. O sábio é claro: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará." Prov. 28:13. 

Desculpas vazias não proporcionam respostas muito substanciais. Muitas vezes usamos um raciocínio inconsistente para encobrir os pecados mais grosseiros.

John Wayne Gacy Jr. foi condenado pelo assassinato de várias crianças dentro de sua casa, em Chicago. Ele alegou inocência, apesar da descoberta de 27 corpos num exíguo porão. E, ao enfrentar a morte por injeção letal, ele disse: "No meu coração, tendo Deus como minha testemunha, eu não matei ninguém." "Não era eu, na verdade." "Não pude evitar." Essas desculpas são muito comuns. Porém, as Escrituras apelam por algo muito diferente do que desculpas esfarrapadas.

Numa cultura que frequentemente nega a realidade do certo e do errado, Deus quer um arrependimento corajoso, de joelhos prostrados e de todo o coração.
Arrependimento é profunda tristeza pelo pecado. É dor sincera por ter magoado o coração de Deus. É o chorar pelos meus pecados porque Deus também chora por eles. É entristecer-me pelo meu pecado porque Deus Se entristece por ele.
Desculpas apenas produzem mais culpa.
O arrependimento leva ao perdão que, por sua vez, dá lugar à cura, e a cura traz plenitude.

Sem comentários: