Levanta-te


No capítulo 5 do evangelho de S. João encontramos espelhado um dos grandes dramas da vida espiritual.
“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma das festas dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das ovelhas, um tanque que, em aramaico é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumavam ficar um grande numero de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um Anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que ali estavam era paralítico há trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele já vivia naquele estado há tanto tempo, Jesus perguntou-lhe: Tu queres ser curado? O paralítico respondeu: Senhor não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar outro chega antes de mim. Então Jesus disse-lhe: Levanta-te! Pega na tua maca e anda. Imediatamente o homem ficou curado, pegou na maca e começou a andar.” [João 5: 1 a 9]
Aquele homem vivia imobilizado pela paralisia há 38 anos. Todas as suas esperanças há muito que se tinham esfumado. A sua história de vida era uma grande colecção de tentativas frustradas e sonhos desfeitos. O seu futuro seguiria sendo apenas isto: continuar arrastando a sua miséria à procura de uma esmola para poder viver. Mas Jesus apareceu na sua vida e Ele faz sempre a diferença.
“Tu queres ser curado?”, perguntou Jesus.
Claro que ele queria, mas nunca tinha encontrado o caminho certo para a solução dos seus problemas. A sua confiança tinha sido depositada nas águas de um tanque. Esta continua a ser a triste realidade do ser humano. Ainda hoje continuamos a depositar a nossa confiança em coisas que achamos serem mais consistentes com a “realidade”.
Mas porquê? Se Jesus está ali, perto de ti, oferecendo-te a solução definitiva para os teus problemas?
Levanta-te, - disse Jesus – “pega na tua maca e anda.”
Sabem, o paralítico andou porque acreditou nas palavras de Jesus.
Se ele tivesse pensado: “Como é que eu vou andar se eu não sinto que estou curado?” Ele teria permanecido paralítico o resto da sua vida, mas ele acreditou sem “sentir”.
Existem hoje em dia muitos de nós que esperam “sentir” antes de começar a andar. Se é o teu caso e estás á espera de “sentir”, lembra-te a primeira ordem de Jesus foi “levanta-te”.
“Levanta-te” e então começarás a “sentir” a mudança na tua vida.

Sem comentários: