Saúde física, pensamentos e sentimentos positivos


Sentimentos positivos ajudam a saúde física. Pessoas que vivem reclamando, resmungando, discutindo com os outros, irritando-se facilmente adoecem mais facilmente. A hormona do stress produzida em grandes quantidades prejudica certas funções orgânicas. O problema não é a hormona em si (cortisol) mas a libertação exagerada, motivada por estas e outras atitudes emocionais negativas e descontroladas. É como ficar calcando no acelerador do carro quando ele está em ponto morto com o carro estacionado. O combustível em excesso injectado no motor poderá produzir alterações no seu funcionamento, além do desperdício.

Pensamentos e emoções negativas no controlo da mente de uma pessoa é o equivalente a ficar injectando combustível no motor do veículo sem precisar movimentá-lo. Demasiado cortisol e adrenalina, libertados nestas circunstâncias prejudicam, porque eles na verdade não são necessários naquela quantidade e naquela hora. As glândulas não têm capacidade de avaliar se é adequado ou não a produção de tais hormonas quando se está nervoso, resmungando, irritado sem na verdade estar vivendo uma situação de risco de vida real. Situações de emergência reais para a sobrevivência do organismo libertam tais hormonas para a luta ou fuga, mas quando a pessoa perde o controlo emocional por imaturidade e falta de auto-controlo, as glândulas obedecem aos pensamentos e sentimentos negativos disparando as hormonas mesmo que não seja bom para o corpo naquela quantidade e momento. Usando o mesmo exemplo do veículo, o motor não tem capacidade para dizer ao indivíduo que ele está parado e por isso não necessita de combustível injectado pelo pisar no pedal do acelerador.

Pensamentos e sentimentos positivos favorecem a saúde, e dentre eles estão o amor, a alegria, a gratidão, a misericórdia, o perdão, a bondade, a mansidão e a esperança. Olha para o lado positivo das coisas, mesmo em meio de alguma dor e problema. Aprende a mudar a pergunta de “por que isto aconteceu comigo”, para “isto aconteceu comigo, o que posso aprender?”. Pensa antes de agir, luta para melhorar ou adquirir auto-controlo emocional. Lembra-te de que o que é bom passa, mas o que é nocivo também passa. O coração alegre serve de bom remédio.

Sem comentários: