De Escravos a Herdeiros

Como podemos passar de Escravos a Herdeiros?
Vamos estudar isso mesmo nesta Lição número oito.
Comecemos por ler Gálatas 3:26. De que modo este texto nos ajuda a compreender qual é a nossa relação com a Lei, agora que fomos remidos por Jesus?
Tal como vimos na semana passada, no versículo 25 do capítulo 3 de Gálatas lemos a palavra “aio”.
O que é que o “aio” fazia?
Se estivermos bem recordados sabemos que “A palavra traduzida por “aio” (...), deriva da palavra grega paidagogos. (...) o paidadagogos também era responsável por se assegurar de que os filhos do seu senhor iam à escola e faziam o respectivo trabalho de casa.”
A Lei desempenha um papel na vida de cada um de nós parecida ao do aio. Mas assim como o aio terminava as suas funções quando as crianças atingiam a maior idade, a lei também cessa as suas funções após nos ter conduzido a Cristo. Claro que a Lei não desaparece, mas “Paulo diz que aqueles que chegam à fé em Cristo, já não são menores; o seu relacionamento com a Lei mudou porque agora são “filhos” de Deus adultos.”
Com a vinda de Cristo e com a fé que cada um de nós tem n’Ele nós somos justificados das faltas que cometemos.
A Lei continua a indicar-nos o caminho, mas não tem qualquer tipo de puder condenatório. Aquele que está ligado a Cristo por meio da fé recebe pela graça de Cristo a justificação e já não está sob a condenação da Lei. Assim sendo se Cristo faz parte da minha vida a Lei não terá o efeito condenatório porque quem vive em mim é Cristo Jesus.
Agora que importância tem o batismo na vida de cada um de nós?
O Versículo 27 de Gálatas 3 diz-nos “pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.” O que é que isto nos quer dizer?
Nós ao sermos batizados estamos como que a permitir que Deus nos cubra a sua nudez com as suas vestes. “Paulo considera o batismo como o momento em que Cristo, como uma veste, envolve o crente.”. O batismo é um pacto, um compromisso que fazemos com Deus. A partir do batismo, para Deus, a nossa vida passada está enterrada, como se nada tivesse existido.
“A nossa união com Cristo, simbolizada através do batismo, significa que aquilo que é verdadeiro a respeito de Cristo é também verdadeiro a nosso respeito.”.
Sabemos que agora os crentes vão adquirir um estatuto, não por seus próprios méritos, mas sim pela redenção em Cristo Jesus. E que estatuto é esse? O que Paulo nos diz é que por meio da redenção de Cristo nós somos feitos filhos adotivos de Deus.
Como nos diz a lição “...adopção era um procedimento legal bem conehcido no mundo greco-romano.”
A lição ainda refere alguns privilégios da adopção tais como: o filho adoptivo tornava-se um verdadeiro filho; o adoptante tinha de educar correctamente a criança e prover as suas necessidades; o adoptante nao podia ser repudiado; a criança não podia ser usada como escrava; os pais naturais não tinham nenhum direito de reclamar a criança de volta. Eram estes os privilégios da criança adoptada já nos tempos dos gregos e romanos. Paulo usa este exemplo para nos dizer que cada um de nós temos todos estes direitos diante de Deus, que um filho tinha quando era adoptado por alguém, graças a Cristo Jesus. Temos o direito de ser considerados verdadeiros filhos como o próprio Jesus é o filho de Deus, temos o direito de ser cuidados e protegidos por Deus e temos o direito de herdar a herança que Deus possa ter.
“Em Cristo fomos adotados na família de Deus como Seus filhos e filhas. Como filhos de Deus, temos acesso a todos os direitos e privilégios inerentes a uma tal relação de família. Seria loucura relacionarmo-nos com Deus com base em regras e regulamentos.
Seria como um filho pretender renunciar à sua posição e herança a fim de se tornar um escravo.”
“Nós somos herdeiros de Deus, não por mérito próprio, mas devido à Sua graça.”
Não desperdicemos a oportunidade de fazermos parte da família adoptiva de Deus, que possamos entregar o nosso coração a Deus e que possamos dizer “Eu quero ser herdeiro de uma nova vida e de uma vida eterna.”
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)
R.Melo

Sem comentários: