O Apelo Pastoral de Paulo

Na lição da semana passada concluímos da seguinte
maneira: “Em Cristo fomos adotados na família de Deus como Seus filhos e filhas.
Como filhos de Deus, temos acesso a todos os direitos e privilégios inerentes a uma tal relação de família. Seria loucura relacionarmo-nos com Deus com base em regras e regulamentos. Seria como um filho pretender renunciar à sua posição e herança a fim de se tornar um escravo.” “Nós somos herdeiros de Deus, não por mérito próprio, mas devido à Sua graça.” Não desperdicemos a oportunidade de fazermos parte da família adoptiva de Deus, que possamos entregar o nosso coração a Deus e que possamos dizer “Eu quero ser herdeiro de uma nova vida e de uma vida eterna.”
Esta semana temos por título “O Apelo Pastoral de Paulo”. Vamos analisar um apelo da parte de Paulo muito amoroso e ao mesmo tempo preocupado. Paulo não queria que os falsos ensinadores influenciassem a vida dos Galácios negativamente.
Comecemos por ler Gálatas 4:12-20. Temos a oportunidade de ler o apelo pastoral da parte de Paulo para corrigir a igreja de um erro doutrinário. E porque é que Paulo faz este apelo? O que mais motiva Paulo a faze-lo era o grande amor que este tinha pelas pessoas e queria também que todos pudessem desfrutar da alegria da salvação. Paulo nutria esse sentimento e esse desejo de uma forma tão grande que diz em Gálatas 4:12 “Irmãos, rogo-vos...” e a palavra “rogo-vos” vem do grego deomai. Na verdade Paulo estava a suplicar. O objectivo de Paulo “não estava a procurar pequenas alterações nos Gálatas, mas uma transformação de tal maneira que vê-los seria Cristo”.
Vemos agora Paulo a desafiar os Gálatas para que “...sejais como eu...”.
Porque é que Paulo coloca este desafio? O que Paulo na verdade desejava era que os Gálatas fossem como ele na fé e confiança unicamente em Jesus Cristo para a salvação e não nas próprias obras. Paulo queria que eles fossem como ele em relação a dar mais valor num íntimo relacionamento com Cristo do que ao comportamento pois o comportamento é fruto de um relacionamento íntimo com Cristo. “ele fala de ser, não de fazer, Porquê? O problema em Gálatas não foi de comportamento vergonhoso ou de estilo de vida imoral, como tinha sido na Igreja de Corinto. A questão na Galácia tinha as raízes na própria essência do Cristianismo. Tinham mais a ver com “ser” do que com “agir”. Paulo não lhes estava a dizer façam como eu mas sejam o que eu sou.”
Mas sabemos que para Paulo fazer esse apelo, ele mesmo teve primeiro de se identificar com os Gálatas. “...embora o evangelho continuasse o mesmo, o método de Paulo variava consoante as pessoas que ele procurava alcançar.” Não quer com isto dizer que ao nos identificar-mos com alguém vamos pecar ou cometer os erros dessa pessoa mas sim adequar a mensagem à cultura/costumes aos dos ouvintes. Vemos na lição que “ele acreditava que havia limites até onde alguém deveria ir na contextualização do evangelho. (...) embora sendo livre para tentar chegar por diferentes maneiras a Judeus e a Gentios, essa liberdade não inclui o direito de viver um estilo de vida sem a lei.”
Em I coríntios 9:19-23 vemos que Paulo nos tenta ensinar que devemos contextualizar a mensagem de acordo à necessidade, capacidade do ouvinte.
“Nas igrejas da Galácia, o erro estava a suplantar a mensagem do evangelho, de forma aberta a descarada. Cristo, o verdadeiro fundamento da fé, tinha sido virtualmente renunciado a favor das obsoletas cerimónias do Judaísmo. Para que os crentes da Galácia fossem salvos das perigosas influências que os ameaçavam, o apóstolo viu que deviam ser tomadas as mais decisivas medidas, dadas as mais penetrantes advertências.” “Tendo apresentado uma série de argumentos pormenorizados e teologicamente sofisticados, o apóstolo Paulo faz agora um apelo mais pessoal e emocional aos Gálatas.
Roga-lhes que ouçam o seu conselho, lembrando-os do relacionamento positivo que em tempos partilham e do genuíno amor e interesse que ele sente por eles como seu pai espiritual.” “Ele não estava simplesmente a corrigir teologia: estava a procurar ministrar em favor daqueles a quem amava.”
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)

R.M.

Sem comentários: