Uma Luz Ardente

Por vezes os meus filhos referem-se a mim como “o velho”. Mas eu sei que é
simplesmente uma forma estranha e juvenil de exprimirem o seu afeto. No
entanto, talvez seja por estar a envelhecer que existe uma pergunta que tem
surgido na minha mente e que esteve adormecida durante décadas: “Qual será o
meu legado?” Não estou a pensar no dinheiro ou nas posses que posso deixar aos
meus filhos; estou a pensar sobre o que será dito acerca da minha vida quando eu
morrer. Esta é uma pergunta relevante e talvez devêssemos fazê-la antes de envelhecermos
e de termos cabelos brancos para podermos ajustar sempre os nossos
objetivos e prioridades. Qual será o teu legado?
Talvez seja por causa desta pergunta que estou profundamente impressionado
com o obituário que Jesus fez sobre João Batista: “João era como uma lamparina
que estava acesa (ardia) e brilhava
” (João 5:35, NTLH). Sabemos que no tempo de
Jesus não existia “luz fria”. Onde houvesse luz havia alguma coisa a arder. Contudo,
Jesus menciona ambas as características, “acesa (ardia)” e “brilhava”. Arder por
algo ou por alguém significa que estás plenamente dedicado e comprometido. João
dedicou toda a sua vida a Deus e ele estava comprometido em seguir a Palavra e
o plano de Deus para a sua vida. O facto de a luz de João arder pode referir-se ao
facto de que a sua vida inteira era uma poderosa testemunha da vinda do Salvador
entre o seu povo. João estava a arder e a brilhar por Jesus – e o próprio Jesus reconhece
isto em público. Fantástico! Isto, sim, é um legado!
As leituras da Semana de Oração de Jovens 2012 dão-te a oportunidade de refletires
acerca da vida de João Batista. O seu compromisso com Deus e a sua dedicação
em testemunhar de Jesus durante toda a sua vida não estão somente relatados
na Bíblia para nos informar, mas para nos inspirar. Evidentemente, isto não significa
idealizar João Batista ou até mesmo imitar a sua vida. Deus tinha um plano para
João e tem um plano para ti. Mas estas mensagens vão ajudar-te a arderes
por Jesus e a estimulares a tua dedicação para que sejas uma luz ardente entre a
tua família, os teus amigos, os teus colegas da escola e do trabalho – em qualquer
contexto para onde Deus te tenha guiado.
Finalmente, tal como João, todos podemos ser testemunhas do nosso Salvador vindouro e uma luz ardente e brilhante.
Que a vida de João Batista possa inspirar-te e estimular a tua alegria e o teu entusiasmo
por Jesus.
Que sejas uma luz ardente e brilhante, é por isto que eu oro!
Que Deus esteja contigo!
Stephan Sigg

Sem comentários: