O Livre Arbitrio


O dicionário de português define a palavra arbítrio como uma faculdade de tomar decisões segundo a própria vontade, ou seja, uma resolução que depende só da própria vontade como uma escolha, opinião, voto.

O livre arbítrio é uma crença ou doutrina filosófica que se tem para escolher suas ações. Tudo Deus criou perfeito e deu ao homem o livre arbítrio de escolher entre o bem e o mal e foi deixado claro que a desobediência o levaria a morte. Gênesis 3:3.

Você é quem escolhe como você quer conduzir a sua vida. Deus nos dá claramente em sua palavra que temos que escolher a coisa certa se quiser ter bons resultados. Agradar a Deus em primeiro lugar é uma forma de decidir usar bem o nosso livre arbítrio. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1João 5:3,4. A escolha do que devemos fazer ou não cabe somente a nós. Não confundir livre arbítrio com preferência, pois escolher entre uma maçã ou uma laranja é questão de preferência e livre arbítrio envolve decisões que só o ser humano é capaz de tomar. É uma livre escolha nossa.

A nossa vida é cheia do que devemos ou não fazer. Um pai responsável aconselha o filho a não se meter em brigas ou pior ainda seguir o caminho das drogas. O conselho está dado e agora é uma opção do filho obedecer ou não. Podemos fazer da nossa vida o que bem entendermos, mas as conseqüências serão nossas. Os pais sabem o que é bom para o filho quanto mais Deus nosso Pai Celestial sabe tudo o que é melhor pra nós. Se obedecermos a Deus estamos provando que o amamos. Jesus disse: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21.

Deus falou a Adão e Eva que no dia que eles comessem do fruto da árvore proibida eles morreriam e o que foi que aconteceu? Morreram. Deus não força ninguém a fazer o que ele quer ou o que a pessoa não quer fazer, mas dá o bom conselho para que tudo que decidirmos fazer em nossa vida seja a melhor escolha. Somos livres para escolher o que desejamos fazer, a escolha é nossa e as consequências também. Deus na sua sabedoria sabe o que é bom pra nós e pedir a Deus por sabedoria para fazermos a escolha certa teremos um resultado positivo em nossa vida. Lembre-se, que o conselho de Deus dura para sempre; os desígnios de seu coração, por todas as gerações. Salmos 3:11. Se entendermos o recado de Deus ou não é opção nossa, porque não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor. Provérbios 21:30. Talvez não entendamos bem porque Deus diz faça assim ou assim, não cabe a nós entendermos bem, mas ter em mente de que Deus sabe o que é bom e melhor para todos nós e seus conselhos e mandamentos são para o nosso bem e amar a Deus em primeiro lugar. Cristo veio tornar a lei de Deus gloriosa para que todo aquele que crê não se perca, mas tenha vida eterna.

http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-livre-arbitrio-990047.html

Sem comentários: