O Evangelho e a Igreja

Começamos o estudo desta lição com a pergunta de Domingo “Como devem reagir os cristãos quando um companheiro crente cai nalgum tipo de comportamento pecaminoso?” ou seja, quando um companheiro cristão tem um certo tipo de comportamento que não corresponde à natureza nova que vimos na semana passada. De acordo com Gálatas 6:1 Paulo está a pensar em duas situações diferentes (um cristão cometer um erro e ser surpreendido por outro cristão nessa situação e/ou ele próprio ser surpreendido com um comportamento errado) e também temos de ter em conta que “A palavra traduzida por “ofensa” ou “falta”, que vem do grego paraptoma, não se refere a um pecado deliberado, mas, sim, a um erro, a um lapso, a um passo em falso”. E o que é que Paulo recomenda? Em Gálatas 6:1 temos a resposta a esta pergunta quando nos é dito “(...) corrigi o tal com espírito de mansidão.” ou seja “devemos cuidar com gentileza dos nosso irmãos e irmãs, que tropeçam e caem, ao andarmos juntos no caminho para o reino de Deus.”.
A certa altura vemos Paulo a fazer uma advertência aos Gálatas contra o orgulho espiritual. Porque esta advertência? Por vezes podemos pensar que somos melhores que o meu companheiro cristão porque ele caiu um tentação e eu não só não caí como também o ajudei a levantar-se. Sabemos pelas lições anteriores que os Gálatas tinham um “histórico” de legalismo. Paulo tinha a perfeita noção disso e tinha de os alertar para o facto de que, é muito fácil qualquer ser humano cair em tentação, mas os Gálatas com este passado talvez seria mais fácil caírem num orgulho espiritual. Paulo então diz “Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros (...)” (Gálatas 5:26), ou seja, desconfiem de vocês mesmos para que não possais cair no mesmo erro ou porventura tornarem-se orgulhosos dando lugar novamente à velha natureza.
Agora vemos que Paulo não só incentiva os Gálatas a levar as cargas dos crentes caídos como associa isso com o cumprimento da lei de Cristo. De que maneira ao levarmos as cargas do nosso irmão podemos estar a cumprir a lei? Em Gálatas 5:14 diz “Toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”. Paulo tem a noção de que a lei de Cristo está relacionada com o amor que cumpre a lei de Deus. Paulo está a incentivar a observar a lei de Cristo segundo o princípio do amor, ou seja, não nos devemos ficar só pelo que lemos, ouvimos e aprendemos, mas irmos sim ao espírito da lei que é viver essa mesma lei pelo amor. Ao fazermos isso estaremos a levar as cargas dos nossos irmãos e ao ajudarmos o nosso próximo segundo o princípios da lei do amor, a lei de Cristo, nós estaremos a cumprir a lei de Cristo. Mas “não é intenção de Deus que carreguemos sozinhos todos os nosso fardos. Infelizmente, muitas vezes estamos muito mais dispostos a ajudar outros a levarem as respectivas cargas do que estamos muito mais dispostos do que estamos em consentir que outros nos ajudem a suportar as nossas. O apóstolo condena esta atitude de auto-suficiência como sendo orgulho humano (...). Esse orgulho não só nos priva do consolo dos outros, mas também os impede de cumprirem o ministério a que Deus os chamou a realizar.”
Para concluir temos de ter em conta que nós colhemos aquilo que semeamos. “(...) Somos livres de escolher, mas não somos livres de escolher as consequências da nossa escolha. Embora Deus nem sempre nos livre das consequências terrenas dos nosso pecados, não nos devemos deixar dominar pelo desespero devido às más escolhas que fizemos. Podemos regozijar-nos por Deus ter perdoado os nosso pecados e nos ter adoptado como Seus filhos.”
Façamos pois o bem ao nosso próximo e com amor no coração possamos também ajudar o nosso amigo cristão a levar as cargas. “A indicação de que Deus está entre o Seu povo vê-se no espírito semelhante ao de Cristo manifestado dentro da igreja.”
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)
R.M.

Sem comentários: