Viver Pelo Espírito

Na semana passada estudámos a liberdade que cada um de nós pode obter em Cristo Jesus a partir do momento em que o aceita como seu Salvador.
Esta semana o título da lição é “Viver Pelo Espírito” e vem no seguimento da lição da semana passada. Agora que vimos que podemos obter a liberdade em Cristo, vamos aprender como é que podemos ter uma vivência com Ele através do Espírito Santo.
Vamos começar por responder à pergunta que nos é feita na lição de Domingo que é a seguinte “O que é que o conceito de “andar” tem a ver com uma vida de fé?”. “Andar” era uma metáfora usada pelo apóstolo Paulo, baseada no Antigo Testamento. Este “andar” referia-se ao comportamento que uma pessoa deve ter. Paulo também usa esta metáfora com o objectivo de dizer aos gálatas para andarem no caminho certo que os iria levar à vida eterna através do Espírito Santo, ou seja, o caminho que Cristo nos mostra ainda hoje. Não nos esqueçamos que o Cristão pode escolher andar no Espírito mas é o Espírito que o faz andar nesse caminho.
A Lição de Segunda-feira também nos faz uma pergunta bastante interessante. ““Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e este opõem-se um ao outro para que não façais o que quereis.” Já experimentou, na sua própria vida como crente, a difícil e dolorosa realidade destas palavras?” O conflito a nível espiritual começa a surgir quando nascemos de novo pelo Espírito. Não quer isto dizer porém que os não-cristãos nunca passem por problemas morais. Certamente que passam. Temos que ter em mente que os Cristãos nascidos de novo vão ter sempre um conflito entre o espírito e a carne. Ainda assim esse conflito pode ser apaziguado. Paulo diz-nos em Romanos 7:15 “O que faço não o entendo. Pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.”. Podemos lutar contra a vontade mas temos de nos lembrar que é o Espírito Santo que nos encaminha para fazer o que está certo.
““Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Em que aspectos a obediência aos Dez Mandamentos reflecte o fruto do Espírito, tal como é expresso nestes versículos?” O fruto do espírito é um só mas nove aspectos. Imaginemos uma laranja cortada em nove gomos. O fruto é o mesmo mas dividido em nove partes que constituem a laranja. Vemos que Paulo está de acordo com Jesus. E porquê? Porque também Jesus tinha tornado claro que o amor a Deus e ao próximo era o dever de todo o Cristão e reparamos que Paulo começa por anunciar amor (ou caridade em algumas versões da Bíblia) em primeiro lugar de todas as outras virtudes enunciadas. “O facto de Paulo colocar o amor como a primeira das nove virtudes não é por acaso. Ele já sublinhara antes, em Gálatas 5:6 e 13, o papel central do amor na vida cristã e inclui-o nas suas listas de virtudes noutras passagens(...)”.
“Qual é o segredo para se viver um vida em que o Espírito domina sobre a carne?” Em Gálatas 5:16-26 temos 5 acções indicadas por Paulo que descrevem o tipo de vida em que o Espírito domina. A primeira é “andar” em Espírito. O segundo é que devemos “ser guiados” pelo Espírito ou seja, o Espírito deve dar orientação ou dirigir o caminho que cada um de nós deve seguir. A terceira acção é “viver” em Espírito. Nascemos de novo em Cristo e passamos a ter uma vida segundo os princípios do Espírito. A quarta é muito parecida à primeira mas este “andar” no Espírito é diferente na medida em que é um termo militar que pode significar por ex. Agir de acordo. E a última é “crucificar” a carne. Ou seja a morte do velho eu para dar lugar ao Espírito Santo.
“Embora, na vida de todos os crentes, exista um conflito entre os desejos da carne e os desejos do Espírito, a vida cristã não tem de estar condenada ao fracasso. Uma vez que Cristo venceu o poder do pecado e da morte(...)”. Não percas tempo e dá lugar a Cristo para que possa actuar na tua vida e assim conduzir-te à vida enterna.
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)
R.M.

Sem comentários: