Os Dois Concertos

“Os Dois Concertos” é o título da lição número 10. E para começar, temos de entender o significado da aliança ou concerto no contexto do Antigo Testamento. A palavra “concerto” vêm do hebraico traduzida por berit. Este conceito era muito usado no Velho Testamento e era uma relação jurídica estabelecida entre duas partes, que podiam ser duas nações, e regiam o seu comportamento segundo o acordo que era estabelecido. Mas para estabelecer o concerto recorria-se a um ritual que consistiam no abatimento de alguns animais sacrificiais, cortavam-se e fazia-se um corredor e as duas partes contratantes atravessavam aquele corredor prometendo assim obedecer ao contrato sob pena de o fim deles ser semelhante ao daqueles animais. Não nos esqueçamos que Deus tivera um concerto (concerto original) com Adão. “A natureza básica do concerto foi “obedeçam e vivam!” (...) A obediência era a inclinação natural da humanidade; contudo, Adão e Eva escolheram fazer aquilo que não era natural e, com esse gesto, não só quebraram o concerto da criação, como também tornaram os seus termos impossíveis de ser cumpridos pelos seres humanos, a partir de então corrompidos pelo pecado. Deus teve de descobrir um meio de restaurar o relacionamento que Adão e Eva tinham perdido. Fê-lo ao dar imediatamente início a um concerto da graça baseado na promessa de um Salvador.”
E vemos que Deus fez um contrato com Abraão. E que contrato foi esse? Deus fez uma promessa a Abraão (que parecia impossível de acreditar) que exigia da parte de Abraão uma fé enorme, e era tão difícil de acreditar que Deus manda Abraão sacrificar animais e fazer o mesmo corredor (ritual que seguia padrões humanos) e logo após Abraão passar o próprio Deus também passa. E Deus faz isso para comprovar que estava empenhado na promessa que Ele fazia ao ponto de por a sua vida “em jogo”. E que promessas eram essas? Deus deu a promessa de que Abraão iria ter um filho de carne com Sara (sabendo nós que já era de longa idade) e desse mesmo filho, que seria o herdeiro, surgiria uma grande nação que seria enormemente abençoada por Deus.
A lição também nos faz as seguintes perguntas: Por que motivo o apóstolo Paulo tem uma opinião tão depreciativa do incidente com Agar? Que ponto crucial sobre a salvação defende Paulo por meio do uso que faz deste episódio do Velho Testamento? Tenhamos em mente a história de Agar (Génesis 16), e sabendo que Agar, do relacionamento com Abrão, concebera Ismael, Paulo diz que Ismael nasceu segundo a carne. O que Paulo diz é que Ismael nasceu segundo os meios naturais que qualquer outro ser humano nasce e não segundo a promessa de Deus. Esse filho seria Isaque que mais tarde iria nascer. Paulo usa este exemplo de Agar comparando-a com o concerto do Monte Sinai e porque? Paulo dá este exemplo na medida em que este concerto era entendido pelos Judeus e os Judeus Cristãos que estavam a desencaminhar os Gálatas. Paulo estava na verdade a dizer era a maneira como os Judeus interpretavam esse concerto fazia com que eles dependessem da lei e fizessem da mesma um instrumento para a salvação. E Paulo mais uma vez diz que não era esse o meio para a salvação. Na verdade o importante era o concerto feito com Abraão na fé e é a partir dessa relação de fé com Deus que nos dá a Salvação.
“O novo concerto é o concerto eterno de graça primeiramente estabelecido com Adão e Eva depois do pecado, renovado com Abraão e finalmente cumprido em Cristo.”. Temos hoje a possibilidade de estabelecermos uma relação com Deus e de um dia estarmos com ele no Reino Celeste. Deus fez-nos a promessa de que irá voltar para nos buscar e por isso te peço hoje que não percas mais tempo em aceitar essa promessa e que possas estar de braços bem abertos para o receberes como teu Salvador pessoal.
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)
RM

Sem comentários: