Lição número 6 da Escola Sabatina - “Deus como Legislador”

Verso Áureo: “Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso Legislador; o Senhor é o nosso Rei: Ele nos Salva.” (Isaías 33:22).
Antes de começarmos o estudo da lição em si, o que é um legislador? Legislador é quem elabora as leis. No caso da lição desta semana, Deus deixou-nos a Sua Lei de amor, os 10 mandamentos que é a expressão do Seu carácter. E é curioso, como a Lei de Deus que foi dada no Éden aos nossos pais de forma verbal, e depois escrita no monte Sinai, é usada na sociedade de hoje em dia de forma subjectiva, pelos diferentes políticos em diferentes países.
Muitas vezes quando ouvimos falar em “lei” pensamos logo em proibições. Na bíblia, porém, devemos entender que a intenção de Deus como Legislador é a de nos conduzir a Ele. “A Lei nunca foi destinada a ser um meio de salvação, mesmo no Sinai; em vez disso, ela servia para mostrar ao povo a sua necessidade de salvação. (...) A Lei devia dirigir o povo para a Cruz(...) a Lei é o que nos mostra como somos propensos ao pecado e caídos em pecado”. E vimos que Deus deu enorme importância à Sua Lei quando escrita no monte Sinai. “Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo. A sua fumaça subia como a fumaça de uma fornalha, todo o monte tremia grandemente” (Êxodo 19:18). Se Deus deu uma grande importância à Sua Lei, quanto mais nós não devemos dar?
Mas será que a Lei já existia antes de ser escrita no monte Sinai? Vamos ver uma série de textos e versículos que comprovam que a Lei, e isso já incluí o dia de Santo Sábado como o dia do Senhor, já existia de facto muito antes de ser escrita no monte Sinai. “O primeiro esforço de Satanás para derrocar a lei de Deus – esforço este feito entre os santos habitantes do céu – pareceu por algum tempo (...)” (Patriarcas e Profetas, página 341, capítulo 29); “No livro mais antigo da Bíblia, o livro de Job, encontramos Deus a elogiar por duas vezes a justiça de Job. (...) Obviamente que estava em vigor na altura um padrão para definir o certo e o errado. Job viveu muito tempo antes do Êxodo, e ele nem sequer pertencia à linhagem do concerto.” (Lição de Segunda-feira); “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” (Êxodo 20:8), ora se o mandamento contém a expressão “Lembra-te” é porque já existia, ou seja, recorda-te; “(...) Deus miraculosamente proveu maná no deserto para o povo de Israel. “(...) Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minha leis?” (Êxodo 16:28), São palavras que indicam claramente que as leis e os mandamentos de Deus existiam antes da revelação no Sinai, e que entre esses mandamentos e leis estava a guarda do Sábado como dia de repouso semanal. “Seis dias o colherás, mas o sétimo dia é o sábado, nele não haverá.” (Êxodo 16:26)””. Não deve de forma alguma existir alguma dúvida em relação à Lei antes do Sinai.
“Os princípios dos Dez Mandamentos foram, desde o início, dados à humanidade devido ao amor de Deus pelas pessoas. A Lei sempre se destinou a ser uma bênção. Obedecendo à Lei, está-se protegido em grande medida da devastação do pecado;”. “A Lei de Deus é uma expressão do Seu amor, e quando amamos como Deus nos ama, revelamos verdadeiramente a Lei em toda a sua beleza e poder.”
Não percas a oportunidade de ter Deus no teu coração.
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)
RM

Sem comentários: