A Pé Para Casa

O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do MK Institute, contou a seguinte história sobre a vida sem violência, numa palestra proferida em Junho de 2002 na Universidade de Porto Rico.
'Eu tinha 16 anos e vivia com os meus pais, numa instituição que o meu avô tinha fundado que ficava a 30Km da cidade de Durban, na África do Sul.
Vivíamos no interior, no meio dos canaviais, e não tínhamos vizinhos, por isso minhas irmãs e eu sempre ficávamos entusiasmados com a possibilidade de ir até a cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema.
Um certo dia o meu pai pediu-me que o levasse até à cidade, onde participaria de uma conferência durante o dia todo. Eu fiquei radiante com esta oportunidade.
Como íamos até à cidade, minha mãe deu-me uma lista de coisas que precisava do supermercado e, como estaríamos lá o dia inteiro, o meu pai pediu-me que tratasse de alguns assuntos pendentes, como levar o carro à oficina.
Quando me despedi do meu pai ele disse-me:
'Encontramo-nos aqui às 17 horas, e voltaremos para casa juntos'.
Depois de cumprir todas as tarefas, fui até ao cinema mais próximo. Distraí-me tanto com o filme (um filme duplo de John Wayne) que me esqueci das horas. Quando me dei conta eram 17h30. Corri até a oficina, levei o carro e apressei-me a ir buscar o meu pai. Eram quase 18 horas.
Ele perguntou-me ansioso: 'Porque é que chegas-te tão tarde?' Eu sentia-me mal pelo ocorrido, e não tive coragem de lhe dizer que tinha estado a ver um filme de John Wayne. Então, disse-lhe que o carro não estava pronto a horas, e que tivera de esperar. O que eu não sabia era que ele já tinha telefonado para a oficina.
Ao perceber que eu estava a mentir, disse-me: 'Algo não está certo no modo como te tenho educado, porque tu não tiveste a coragem de me dizer a verdade. Vou reflectir sobre o que fiz de errado contigo. Caminharei os 30 km até à nossa casa para reflectir sobre isto'.
Assim, vestido em suas melhores roupas e calçando sapatos elegantes, começou a caminhar para casa pela estrada de terra sem iluminação. Não pude deixá-lo sozinho... guiei durante 5 horas e meia atrás dele... Vendo o meu pai sofrer por causa de uma mentira estúpida que eu tinha dito, decidi ali mesmo que nunca mais mentiria.
Muitas vezes lembro-me deste episódio e penso: 'Se ele me tivesse castigado da maneira como nós castigamos nossos filhos, será que eu teria aprendido a lição?'
Não, não creio. Teria sofrido o castigo e continuaria a fazer o mesmo. Mas esta acção foi tão forte que ficou impressa na minha memória como se fosse ontem.

Da mesma maneira mas com uma amplitude universal Cristo pagou pelos MEUS pecados na cruz. O que é que eu aprendo com esta lição de Jesus?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Sem comentários: