O Senhor do Sábado – Lição 7

Verso Áureo - "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor." Mar. 2:27-28

O Sábado é o grande memorial da criação e do poder de Deus, é uma constante lembrança do Deus vivo e verdadeiro. O anseio divino ao criar o Sábado e em ordenar que seja santificado é que Deus quer que o homem nunca esqueça o Criador de todas as coisas. E sendo o Sábado um dia Santificado por Deus, nós que somos convidados a desfrutar desse dia, jamais poderemos desfrutar do Sábado e esquecer o Criador.
“Havendo Deus acabado no sétimo dia a obra que fizera, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera.” (Gênesis 2: 2 e 3). Deus descansou, abençoou e santificou o sétimo dia. Note-se ainda que a primeira actividade de Adão e Eva, no dia seguinte ao da criação, foi de adorar e prestar culto a Deus. Mais uma vez se confirma não só a necessidade que temos de estar em comunhão com Ele, como também a preocupação de Deus em dar-nos um tempo para o fazermos.
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” (Êxodo 20:8). Somento o 4º mandamento fala acerca do tempo. Esse tempo é-nos concedido para estarmos em harmonia com Deus. A importância deste mandamento é tão grande e tão importante para o ser humano que Satanás tem tentado “destrui-lo”, porque ele sabe que ao fazer isso vai levar as pessoas a não se relaccionarem com Deus. (Ler Daniel 7:25 que fala acerca da tentativa de Satanás “em mudar os tempos e as leis.”).
Em Deuteronómio vemos que a lei se repete novamente. Por que a lei foi repetida em Deuteronómio? Este livro é chamado de a "segunda Lei" ou a "repetição da Lei". Deuteronómio consiste em um segundo relato da aliança de Deus com Seu povo. “(...)mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está na tua cidade, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.” (Deuteronómio 5:14). “Para que o teu servo a tua serva descansem como tu.” – “Este elemento novo, então, foi acrescentado ao mandamento depois da Queda. (...) Assim sendo, como foi primeiramente concebido, o Sábado era um símbolo da Criação; depois do pecado, passou a ser um símbolo tanto da Criação como da Redenção, a qual é, em si, um tipo da nova criação.”
“(...) Misericórdia quero, e não sacrifícios (...)” (Mateus 12:7) O sábado destina a ser um dia de descanso e de alegria para todos. “Toda a questão tinha afinal a ver com as pessoas, com a misericórdia e bondade e com amor pelos outros. Observado de maneira apropriada, o Sábado permite-nos mais oportunidades de manifestar bondade e misericórdia àqueles que precisam do que permitem os outros dias da semana, quando somos forçados a trabalhar para ganhar a vida.”
Agora, será que o Sábado foi abolido?
- O sábado antes da ressurreição de Cristo – "Era o dia da preparação, e ia começar o sábado. As mulheres que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram a José e viram o sepulcro, e como o corpo fora ali depositado(...) E no sábado repousaram, conforme o mandamento." ( Lucas 23:54-56).

- O sábado depois da ressurreição de Cristo- "No dia de sábado saímos fora das portas, oara a beira do rio, onde julgávamos haver um local para a oração (...)" (Atos 16:13). No livro de Atos, no Novo Testamento, Lucas menciona 84 vezes que o sábado era observado pelos seguidores de Cristo, todos abrangendo um período de 14 anos depois da ressurreição de Jesus. (Retirado dos estudos bíblicos adventistas).
Não deixes de aproveitar o sábado para estares com Deus. “Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3). Hoje é o dia, não percas mais tempo. Deus é a única solução para tudo. Por vezes temos todas as tempestades do mundo contra nós, e é difícil de caminharmos em direcção a Ele. Não caminhes sozinho, pede a mão de Deus para te puxar. Aproveita este dia de Sábado para restabeleceres uma relação de intimidade com Deus.

Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)

Sem comentários: