A Santidade de Deus – Lição número 5

Deus é amor, Deus é pai, Deus é paciente, Deus é misericordioso, mas acima de tudo, Ele é Santo. E tanto no Antigo como no Novo Testamentos, a santidade de Deus envolve a revelação de Si mesmo. Mas como é que Deus é Santo? A resposta para esta pergunta é que Ele é amor e o amor é o critério para todas as acções. Somente Ele vive na perfeição, num estilo de vida do mais puro e sincero amor. Só assim é santo. “Como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Ped. 1: 15 e 16).
Contudo, para se ser santo, é necessária a separação. Separação de quê? Deus é um ser especial porque Ele é amor. Em última análise, ser-se santo implica a separação do mundo para se ser semelhante a Deus, ou seja, para ser-se semelhante a Ele devemos viver em amor, tal como ele ama a cada um de nós. Temos um dia que foi santificado por Deus para que possamos ter mais intimidade com Ele. O Sábado foi santificado para que possamos ter um tempo de dedicação exclusivamente a Ele. Quanto mais “ricos” em amor, mais santos seremos, e isso ocorre por meio do Espírito Santo, estaremos mais separados do mundo, porém, mais semelhantes a Deus.
Nós só teremos a verdadeira noção do quão pecadores nós somos quando tivermos a nossa experiência pessoal com Deus. Só saímos do nosso estado de conforto e de indiferença quando sentimos o poder divino de Jesus. Todavia, perante as manifestações da divindade de Deus há dois tipos de reacção: Ou esse mesmo poder nos leva ao arrependimento, ou nos leva, à racionalização e à não submissão.
A santidade de Deus pode não ser aceite hoje em dia, pode ser posta em causa, mas quando manifestado o Seu poder, não há ninguém neste mundo que se mantenha indiferente. O profeta Daniel, perante a presença de Deus, “(…) não restou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.” (Daniel 10:8).
“Precisamos do encontro com a perscrutadora santidade de Deus, até tremermos diante d’Ele. Compreender a santidade de Deus e, em contraste, a nossa pecaminosidade, é fundamental para nos ajudar a compreender tudo o que está envolvido na expiação, a razão porque necessitamos dela tão desesperadamente, bem como a razão por que ela teve um preço tão alto.”
"Que Deus te abençoe e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)"
RM

Sem comentários: