LEVANTA-TE!

João 5:1 a 9
"Ora em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos, e paralíticos, esperando o movimento das águas." João 5:2 e 3. “Em certo tempo as águas desse tanque eram agitadas, e acreditava-se comummente que isso era o resultado de poder sobrenatural, e que aquele que primeiro descesse a elas depois de haverem sido movidas, ficaria curado de qualquer enfermidade que tivesse. Centenas de sofredores afluíam ao local; tão grande, porém, era a multidão quando a água era agitada, que todos se precipitavam para diante, atropelando homens, mulheres e crianças mais fracos que eles. Muitos não se podiam aproximar do tanque. Muitos dos que conseguiam até ali chegar, morriam à beira dele. Haviam-se construído em torno do mesmo abrigos para protecção dos doentes contra o calor do dia e frio da noite. Alguns havia que passavam a noite nesses alpendres, arrastando-se para a beira do tanque dia a dia, numa vã esperança de cura.” (Desejado de Todas as Nações, 201)
O movimento das águas era real, e pode facilmente ser explicado como fenómeno natural. Várias das fontes de Jerusalém são intermitentes; é dizer, a água sai com um grande caudal por uns momentos y pouco depois cessa. Se o tanque de Betesda era abastecido por uma dessas fontes, a pressão da água poderia facilmente agitar a calma do tanque. Alguns morriam na beira do tanque, os mais fracos acabavam por ser pisados pelos que se encontravam em melhores condições físicas na sua correria até ao tanque. Centenas de doentes visitavam este lugar.
Estas informações ajudam-nos a compreender toda a situação.
“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.” João 5:5 a 9
Muitas vezes nas nossas vidas também Jesus nos diz: levanta-te, sai desse teu leito a que te entregas diariamente…
Sabem? Se eu creio eu vou-me levantar. O enfermo creu e fez o esforço para se levantar e conseguiu!
Muitas vezes não conseguimos superar problemas ou dificuldades nas nossas vidas, em primeiro lugar porque não cremos que Jesus nos vai ajudar, e em segundo lugar porque não nos levantamos, ou seja, nada fazemos para alterar a situação em que nos encontramos.
No caso do paralítico de Betesda o processo de cura implicou dois tipos de acção, crer e levantar. O processo continua a ser o mesmo para nós: CRER + FAZER.
Não fiques deitado, Jesus está á tua espera.

Texto base-Pr. Roberto Arnolds

Sem comentários: