A Fé no Velho Testamento

"A Fé no Velho Testamento" é o título da lição desta semana sobre o qual vamos estudar. Tal como na última lição estudámos "Justificação Unicamente pela Fé", esta semana continuamos o estudo da fé mas agora no antigo testamento. Assunto este que, como estudámos na lição número 4, é algo de verdadeiramente importante na nossa vida e na nossa justificação em Cristo Jesus. Vamos continuar a ver essa mesma importância na vida de cada um de nós.
Vamos começar por responder à pergunta da lição de Segunda-feira. A que é que Paulo se refere quando escreve sobre a "Escritura" ou quando Paulo se volta para o testemunho das Escrituras em Gálatas 3: 6-8? É importante sabermos que nesta altura Paulo estava apenas a referir-se ao Antigo Testamento. Porque esta referência ao Velho Testamento? Sabemos pois que, era a partir da escritura que os cristãos primitivos provavam aos judeus e aos não judeus que Jesus era o verdadeiro Messias e também porque era a partir do Antigo Testamento que as verdades do evangelho Cristão eram anunciadas e comprovadas. "As Escrituras do Velho Testamento desempenham uma função significativa nos ensinos de Paulo. Ele não os considera como textos mortos, mas como Palavra de Deus, viva e com autoridade. Em segunda de Timóteo 3:16 ele escreve: "Toda a Escritura [é] divinamente inspirada.". A irmã Ellen G. White diz-nos que o Novo testamento lança luz sobre o Antigo Testamento e o Antigo Testamento fundamenta o Novo Testamento.
"Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, antes cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificados? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pela pela pregação da fé?" Gálatas 3: 1 e 2. Porque é que Paulo usa essas palavras, principalmente "insensatos"? De facto Paulo consta que os Gálatas tinham-se esquecido do verdadeiro porque de Deus fazer tudo por nós. Eles já cumpriam as "obras da lei" e pensavam que já não necessitavam da fé. Perderam a verdadeira experiência espiritual. Pensavam que já poderiam "caminhar" sem essa mesma fé e é por isso que Paulo os adverte chamando-os de "insensatos". O próprio Paulo fica tão incrédulo com a situação que pergunta "Quem vos fascinou a vós[?]" porque "O que deixa o apóstolo tão confuso sobre a apostasia dos Gálatas em relação ao evangelho, é que eles sabiam que a salvação estava fundamentada na cruz de Cristo." (2º parágrafo de Domingo). Não pensemos porém que isto era só um problema de antigamente. Nós hoje também somos como os Gálatas daquele tempo, que andamos na rotina de cumprir a lei e esquece-mo-nos do que é verdadeiramente importante para a justificação em Cristo. Paulo "diz-nos" para nos fundamentarmos nas Sagradas Escrituras.
Uma outra pergunta que nos surge também na lição, desta vez no dia de Terça-feira é "Que razão, no seu entender, levou o apóstolo Paulo a apelar primeiramente para Abraão, ao olhar para as Escrituras a fim de validar a sua mensagem do evangelho?" Certamente saberemos que Abraão era a figura central no Judaísmo, considerado perfeito pelos judeus. Mas não foi isso que Paulo quis exemplificar intencionalmente ao dar o exemplo de Abraão. O argumento que Paulo queria dar a entender da parte de Abraão é que ele não foi um exemplo de obediência à lei mas sim um exemplo de uma enorme fé em Deus. Como o objectivo de Paulo é querer apontar para a vivência da fé e não a obediência ás obras da lei (de Moisés) então ele refere o nome de Abraão porque ele era um exemplo de fé. A lição diz-nos o seguinte "a obediência de Abraão não foi o fundamento da sua justificação; foi, na verdade, o resultado. Ele não fez as coisas que fez a fim de ser justificado; ele fê-las porque já estava justificado. A justificação conduz à obediência, não vice-versa."
Para finalizar temos mais uma questão agora na lição de Quinta-feira. "De que modo nos libertou Cristo da maldição da Lei?" O que é "maldição da lei"? Portanto, era a lei de Moisés onde se encontrava os princípios morais e cerimoniais e havia uma maldição. Que maldição era essa? Na parte final de Deuteronómio no discurso de Moisés, ele diz que serão malditos todos aqueles que deixarem de observar os mandamentos que se comprometeram a observar quando entraram na aliança com Deus. Ora como os judeus e os pagãos não obedeciam à lei estavam sujeitos à maldição dessa mesma. Como é que eles poderiam ser salvos dessa mesma maldição da lei ou seja da morte? A única resposta é Cristo. "Paulo introduz aqui uma outra metáfora para explicar aquilo que Deus fez por nós em Cristo. A palavra resgatar significa "comprar outra vez". Era a palavra usada para o preço pago para libertar reféns ou o preço pago pela libertação da um escravo. Uma vez que o salário do pecado é a morte, a maldição de fracassar no cumprimento da Lei era muitas vezes uma sentença de morte. Não foi insignificante o resgate pago pela nossa salvação; custou a Deus a vida do Seu próprio Filho. Ele voluntariamente assumiu sobre Si mesmo a nossa maldição e sofreu em nosso lugar o castigo total do pecado."
Que possamos ter um compromisso com as Sagradas Escrituras. Que a nossa mente esteja totalmente em Deus a qual também foi em Cristo Jesus que esvaziou-se a si mesmo carregando a nossa culpa. Só Deus pode limpar no nosso carácter, o nosso ser.
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)

Ruben M.

Sem comentários: