Tudo Passa...

Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. Sal. 90:10.

Conheces a teoria da pasta de dentes? Segundo esta teoria, quando começas a usar um novo tubo, colocas porções generosas na escova de dentes. Mas, a partir da metade, inconscientemente passas a usar quantidades menores porque sabes que já resta pouco.
Com a vida é a mesma coisa. Quando somos jovens temos a impressão de que a eternidade é nossa. Quando chegam os anos da velhice, cada momento se torna valioso, porque sabemos que o tempo está a chegar ao fim.
A Bíblia relata que os primeiros seres humanos viviam em média 850 anos. Com a entrada do pecado, o tempo de vida foi encurtando. Hoje, é uma raridade alguém passar dos cem anos. O salmista afirma que, aos oitenta, tudo “é canseira e enfado”.
A realidade é contundente. Tu não tens todo o tempo do mundo para realizar o que planejaste; portanto, é preciso levantar-se diariamente cedo, passar algum tempo com Deus, e trabalhar incansavelmente na realização dos teus planos.
Algum tempo atrás, conversei com um homem de 60 anos que me disse:
“Vivi, mas não “aconteci”. Olho para trás e nada construí. Às vezes, pergunto-me se valeu a pena ter vivido.”
Sim, a vida é breve e fugaz, mas em vez de levar-te ao pessimismo ou à auto compaixão, isso deveria conduzir-te Àquele que permanece para sempre. É justamente “porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”, que devemos construir os nossos sonhos, planos e realizações sobre a única Pessoa que não está limitada nem pelo tempo nem pelo espaço: Deus.
O pouco vivido com Jesus é muito, e o muito vivido sem Ele é vazio, desespero e frustração. Não importa qual seja sua idade, se tu a partir de hoje passares a viver em comunhão com o Deus da eternidade, Ele te ajudará a realizar em pouco tempo o que tu, sozinho, não conseguiste construir na vida inteira.
Nunca é tarde para quem acredita em Deus. Todos os dias são um novo dia. A vida é um permanente começar.

Sem comentários: