Se Queres ter Amigos

Um homem que tem amigos deve também ser amigável. Prov. 18:24 (Nova Versão King James, em inglês).

Há alguns anos atrás, numa comissão de igreja, o nosso pastor trouxe para uma reunião uma carta que acabara de receber de um novo membro.
O remetente dizia que a nossa igreja era a mais fria, mais inamistosa que ele já tinha frequentado. Durante mais de um mês, ninguém o tinha cumprimentado com um sorriso ou com um aperto de mão. Até mesmo o aperto de mão do pastor, à porta no final do culto, foi descrito como "descuidado". O homem concluía a sua carta requerendo que seu nome fosse excluído do livro da igreja.
Será que já ouviste alguém expressar também este tipo de sentimento? E tu, já alguma vez tiveste o mesmo sentimento?
De todos os grupos humanos, os cristãos deveriam ser os mais amigáveis. Os membros da nossa igreja, inclusive da minha, deveriam ter manifestado uma cordial sociabilidade cristã para com aquele irmão, independentemente do que pudéssemos pensar acerca da atitude dele. Mas à luz de nosso verso, não seria o caso de que ele tivesse, pelo menos em parte, uma certa medida de responsabilidade pela própria situação da qual se queixava?
A sociabilidade cristã deve ser sincera, espontânea e apropriada.
Não nos esqueçamos também da parte da reciprocidade. Como cristão responsável devo ser sempre EU a dar o primeiro passo no caminho da amizade fraternal.
No amor (ou amizade) devemos sempre preocupar-nos mais em dar do que em esperar receber.

Sem comentários: