Justificação Unicamente pela Fé

Esta semana estudámos a lição número 4 quem tem como título "Justificação Unicamente pela Fé". A palavra "Justificação", ou seja, justificar algo, provavelmente estará presente na nossa vida de hoje em dia pois para cada comportamento nosso, temos de ter sempre uma justificação.
Mas antes de entrarmos no estudo da lição desta semana há alguns pormenores a reter da semana passada. E tal como nos é dito na lição de Sábado à tarde vimos que "Paulo confrontou publicamente Pedro e Antioquia pela falta de coerência entre a fé que este advogava e o comportamento que tinha. A decisão de Pedro de não mais comer com antigos pagãos dava a entender que estes eram, na melhor das hipóteses, cristãos de segunda classe. Os seus actos sugeriam que, eles realmente quisessem ser parte da família de Deus e desfrutar das bênçãos de comunhão plena à mesa, tinham primeiramente de se submeter ao rito da circuncisão.(...) Na lição desta semana, vamos estudar o que é provavelmente um síntese daquilo que se passou."
E comecemos por ler em Gálatas 2:16 e 17, em que Paulo usa quatro vezes a palavra "justificados". Porque é que Paulo usa esse termo 27 vezes nas suas cartas? A resposta a essa pergunta é que Paulo usa essa mesma palavra para falar da relação que temos com Jesus. O que Paulo queria dizer é que, nós quando somos cristãos aceitamos Jesus como nosso Salvador e nós somos justificados perante as acusações que o inimigo nos faz no ponto em que desobedecemos à Santa lei de Deus. O que é que acontece? Quando nós aceitamos verdadeiramente Jesus e acreditamos fielmente n'Ele nós seremos justificados perante Deus. E o que é que isso significa? Deus na verdade irá considerar-nos justos, já não condenados pela desobediência à lei, mas sim justificados porque nos identificamos com Cristo e Cristo se identificou connosco e assim seremos considerados inocentes da quebra dessa Lei, ou seja, somos considerados rectos, como se nunca tivéssemos errado de maneira nenhuma. Essa é a verdadeira justificação pela fé.
Mas, temos um outro aspecto muito relevante no versículo 16 de Gálatas 2. Após sabermos que Paulo utiliza quatro vezes a palavra "justificados" (um vez no versículo 17), apercebemo-nos que Paulo usa também a expressão "obras da lei" por três vezes nesse mesmo versículo. Mais uma vez, porquê? Porque é que Paulo diz que "pelas obras da lei ninguém será justificado."? O que ele estava a dizer é que ninguém pode ser salvo ou declarado justo por uma obediência perfeita à Lei de Deus. Na lição de Segunda-feira diz-nos o seguinte "O Ponto que Paulo defende é que, independentemente de quão rigorosamente alguém tente seguir e obedecer à Lei de Deus, a nossa obediência nunca será suficientemente boa para Deus nos justificar, para nos declarar rectos diante de Deus." Há um aspecto muito importante na lição de segunda-feira que são os Manuscritos do Mar Morto. Esses Manuscritos (mais propriamente o Manuscrito intitulado de "Importantes Obras da Lei") de um grupo de judeus chamados Essénios defendiam a ideia de que era possível sermos perfeitamente obedientes a Deus. Paulo prega o contrário. Paulo anuncia que isso é impossível pois isso implicaria uma observância perfeita desde o momento em que nascemos, até ao momento em que morremos e isso é impossível. Jesus foi o único a conseguir justificar-se pelas obras da lei. "Só ele foi fiel a Deus em tudo o que fez. A nossa esperança está na fidelidade de Cristo, não na nossa. Como um escritor disse, "Nós cremos em Cristo, não para que possamos ser justificados por essa crença, mas para que possamos ser justificados pela Sua fidelidade para com Deus."
"O apóstolo Paulo torna claro que a fé é absolutamente fundamental para a vida cristã. (...) Um exame cuidadoso das Escrituras revela que a fé envolve não apenas o conhecimento acerca de Deus, mas a aceitação mental desse conhecimento."
Hoje, cada vez mais, as pessoas são confrontadas com tragédias na sua vida e ao ser redor. Como é que a fé nos pode ajudar nesses momentos? Em Gálatas 3:16 dá-nos um exemplo enorme do que é fé em Jesus. A Abraão tivera sido feita a promessa de que ele iria ter muitos filhos, e por ter fé nessa mesma promessa ele obedeceu inteiramente a Deus em relação ao sacrifício do seu próprio filho (embora saibamos que isso não acontece (Gênesis 22:12)) pois sabia que Deus iria cumprir a sua promessa.
Certamente que a fé não vai eliminar a noção da tristeza ou as próprias lágrimas mas sabemos que se acreditarmos plenamente em Deus, essa tristeza será muito mais fácil de se ultrapassar.
É muito importante que a vida de cada um de nós esteja cimentada numa relação com Jesus, assim pelos méritos de Cristo Jesus nós seremos justificados. Só em Deus encontraremos força para ultrapassar os momentos mais difíceis da nossa vida.
Que Deus te abençoe grandemente e não te esqueças, estuda sempre a tua lição ;)

Ruben M.

Sem comentários: